você está lendo Resenha: “O Vale dos Bardos”, de Marcos Izt

vale-dos-bardos-4

Publicado pela editora Livrus, o último título que lemos por aqui foi “O Vale dos Bardos“, um romance brasileiro escrito pelo entusiasta das raízes culturais brasileiras e administrador de empresas Marcos Izt. A obra se passa no interior de Minas Gerais e apresenta uma história apaixonante – além de uma série de boas reflexões. Quer saber mais? Então é só continuar lendo este post! :)

vale-dos-bardos-1

Descrição: “Quando a tão aguardada anfitriã surge no alto da escadaria da antiga Casa da Moeda, Bernardo é atraído por cada detalhe de sua marcante e delicada presença. O jovem universitário nem sequer imaginaria que o respeitoso cumprimento à beira daquele último degrau selaria o início da jornada mais importante de suas vidas. Dezenove anos depois, uma carta entregue pelas curiosas mãos de Clarinha, alegre como a luz do sol, guardaria um convite para celebrar as conquistas de um movimento florescido em Ouro Preto, Minas Gerais. Com sementes lisbonenses e africanas, a busca pelo desenvolvimento solidário transbordaria o coração do rapaz por ter aprendido a enxergar no mundo o que Marilia sempre refletiu em seus próprios olhos e coração. Em uma história que contempla determinação e vivacidade únicas do Brasil e de seus brasileiros, “O Vale dos Bardos” emociona pela força da união e dos laços construídos através do amor e do respeito. O autor estreia com frescor, provando o dom de graciosamente reafirmar a intensidade das reviravoltas da vida e o poder de cura e recomeço que só os grandes amores costumam guardar.”

vale-dos-bardos-2

A edição do livro é simples, porém entrega o necessário para uma boa leitura. O livro possui orelhas úteis (além de o nosso ter vindo com marcador de página), as folhas são de uma boa gramatura e o tamanho da fonte também é legal. O livro é dividido em 23 capítulos e possui 207 páginas.

vale-dos-bardos-3

Bernardo está na faculdade e leva uma vida normal, até que um acontecimento inesperado, a morte de sua tia, traz diversas mudanças para sua vida. É assim que o conhecemos e vivemos com ele uma rotina que começa a ter vários desdobramentos inesperados. É fácil se colocar sob sua pele: compreendemos a forma do cara de levar a vida.

A descrição dos detalhes é mais detalhada quanto aos cenários do que com relação aos personagens, nos fazendo viajar por cada um dos lugares pelos quais o personagem principal passa. Já as situações não se demoram quando não têm tanta relevância para o enredo. Uma viagem pode se resumir a uma ida e volta num mesmo parágrafo, por exemplo, o que anima quem está com sede de história e quer saber o que vai rolar na vida do Bernardo. E isso, por aqui, não faltou!

vale-dos-bardos-5

Aos poucos, o interesse pelo desdobramento da história do protagonista dá lugar à torcida por um romance de aquecer o mais frio dos corações. Além dos suspiros, o livro, ao mostrar a jornada de Bernardo, acaba nos ensinando muito também. É como uma experiência!

Curtiu a resenha? A gente gosta muito de trazer escritores brasileiros aqui no blog e abrir um espaço para apresentar novos talentos! :) Se você se interessou pela história contada no post, o livro atualmente está disponível na Amazon, no Itunes e no Play Store – aliás, as vendas dos e-books de agosto, setembro e outubro serão revertidas para a Casa do Zezinho – e a versão física está na Livraria Cultura. Conte pra gente nos comentários o que você achou!