Não tenha receio

20 de abril de 2017
você está lendo Não tenha receio
comport

Foto: Reprodução

Quantas vezes você paralisou por achar que o próximo passo traria consequências difíceis?

Não dá para apenas virar os olhos para longe delas, como se nada existisse ali do outro lado – a gente sabe muito bem disso. Toda e qualquer decisão, desde a menor até a mais grandiosa, inclui um resultado – que virá daqui a alguns instantes ou lá na frente, isso não importa.

Só que é impossível viver uma vida na base de pequenas pausas, interrompendo suas vontades a todo instante por conta do que pode acontecer depois. A grande notícia: não fazer nada também implica nas tais consequências.

Se você decide virar o jogo e mudar de vida repentinamente, por exemplo, já tem na cabeça mais ou menos tudo o que isso pode acarretar. Novas amizades, novos lugares, talvez a perda de alguns velhos hábitos e amigos… Não dá para traçar um plano 100% esquematizado em nossas cabeças, afinal, a vida surpreende, mas dá para ter uma ideia – um vislumbre dos caminhos que se abrirão a partir dali.

É este “será?” do futuro que nos acorrenta. Só olhamos para estas hipóteses, nos esquecendo de que, quando ignoramos os nossos desejos, surgem desdobramentos instantâneos. Por se segurar e não correr de encontro com as suas verdades mais íntimas, um mundo de coisas pode surgir – mesmo no silêncio da vida de sempre.

Pode acontecer de você perder aquela força de vontade que uma vez teve, passando a achar tudo meio sem sal, meio qualquer coisa. Sabe viver com vontades adormecidas que você quer muito acordar, mas não consegue? É ruim demais lidar com isso.

Na prática, pode até parecer que o mundo está como antes, mas a verdade é que não. Se o seu desejo era legítimo e verdadeiro, ele vai te acompanhar – e o pior, falando baixinho sobre as possibilidades que você deixou para trás.

E aí? Quem vai te dizer o que fazer? Vai se jogar com tudo ou continuar parada? 

Infelizmente, nem eu nem este texto te trará todas as respostas. Só te peço para refletir bastante e jamais ignorar o que a sua voz mais profunda diz. Sabe, é mais ou menos por isso que essa foto do topo do post está aí. É bom estacionar e refletir. Olhar para o nada que esconde o tudo, até mesmo um simples vaso de plantas, e extrair dali a paz necessária para tomar suas próprias decisões. Aqui é só você quem manda, garota.

Busque outras opiniões amigas e outros exemplos, é claro, mas o que sempre importará, no fim de tudo, é a certeza de que você está dando o próximo passo. Isso é algo que parte de um lugar muito livre seu e é ele que está no comando de tudo.

Sabendo disso, tudo é mais fácil. Você fica ou você vai, mas aceita as consequências e, numa próxima, não tem medo de agir.