você está lendo A faculdade muito além do curso: quatro coisas que a graduação nos ensina
faculdade

Foto: Reprodução

A gente sempre conversa sobre vestibular, escolha de curso e outros assunto relacionados a faculdade por aqui. Pensando sobre isso, a gente achou que seria interessante aproveitar a vivência da equipe DDQ e falar um pouco sobre o que aprendemos na faculdade durante seus quatro anos. A Fernanda se formou em Jornalismo em 2011 e a Auana está se formando agora em Publicidade e Propaganda. E todo este aprendizado sobre o qual estamos falando é muito mais abrangente do que conteúdos de aula! Inspiradas, conversamos sobre o assunto e a Au, que está com toda a experiência fresquinha na cabeça, resolveu compartilhar algumas coisas com vocês. A gente promete que vai ser útil, independente de você estar no processo pré, durante ou pós-faculdade! Vamos lá:

  • Trabalhar em equipe 

“Fazer trabalhos na escola se provou algo bem diferente dos trabalhos feitos na faculdade. Pelo menos para mim! Não quero dizer que, na escola, eu trabalhava em equipe ‘de mentira’. Aliás, sempre fui do time que queria arrumar logo as coisas, dividir as tarefas e fazer tudo certinho, mas, na faculdade, “fazer tudo certinho” passou para outro nível: além de precisar me empenhar mais em cada trabalho (já que a vontade de apresentar algo legal era ainda maior), também aprendi a manter um diário de equipe, criar e-mails com arquivos compartilhados e também cuidar das planilhas com datas de finalização de cada tarefa para cada integrante. Tudo devidamente separado e organizado, otimizando muito o tempo e ajudando demais em cada trabalho! E isso mostra como a participação de cada um é essencial para tudo sair como o planejado, sabe? Faz uma baita diferença e a gente percebe o tanto que precisamos uns dos outros.”

  • Dar um gás na disciplina

“É claro que esse monte de planejamento mudaria a minha forma de levar as coisas! Ainda mais quando, na faculdade, a gente tem milhares de matérias – algumas em dois, três ou quatro módulos, e aí você precisa daquelas informações lá do começo devidamente organizadinhas em algum lugar, caso tenha que consultá-las depois. As aulas eram o momento em que eu tentava anotar o máximo de informações possíveis e, depois, em casa, repassava tudo de uma maneira mais ordenada. Buscar leituras, notícias e qualquer material relacionado ao assunto também começou a fazer parte da minha rotina e isso só acrescentava! De certa forma, esse processo aumentou a minha curiosidade, minhas habilidades para pesquisa e também a minha leitura.”

  • Escrever melhor e com mais facilidade

“Antes de escrever o TCC eu era uma, depois, virei outra! Sei que a monografia padrão é pedida geralmente no último ano, mas, no meu curso, tivemos que montar uma campanha inteira de Publicidade para uma marca. Alguns cursos de Humanas, principalmente, são mais flexíveis neste quesito. A Fê, por exemplo, se formou em Jornalismo criando um programa de rádio! Ela não precisou fazer nenhuma monografia. Não foi o meu caso: fiz a minha no segundo ano, para uma das matérias teóricas. E foi aí que o meu mundo caiu! Haha. Sinto que a monografia é como escrever um livro mesmo, sabe? São vários e vários tópicos que precisam ser abordados de uma maneira que parece não ter fim. Socorro! Resultado? A sua forma de organizar assuntos em sua cabeça e transformá-los em palavras vai mudar demais.”

  • Abrir a mente todos os dias

“Não só de matérias totalmente ligadas ao curso é feita uma faculdade. E, aliás, mesmo quando a matéria tem super a ver, muitas vezes o professor incentiva diálogos mega variados e o que a gente acaba aprendendo vai muito além do que estava na grade de horários! A faculdade amplia a nossa visão de mundo. Diversidade, inclusão social, direitos humanos e outros assuntos passam a ser temas cotidianos e que realmente importam. A gente amadurece e começa a enxergar a vida com novos olhos.”

Não tem como dizer o contrário: todo aquele tempo passado de segunda a sexta numa sala de aula faz a gente mudar muito! Além de toda a bagagem que uma faculdade nos traz, levamos de brinde outras experiências e aprendizados que estarão com a gente a vida inteira. Você também está terminando a faculdade? E aí, o que mais aprendeu? Vamos continuar conversando sobre esse assunto? Deixe um comentário!