você está lendo Ideias espertas de organização para seus estudos
topo

Foto: Aesthetic Concepts Nacogdoches

Já faz quase um mês que as aulas voltaram, mas você sente que ainda precisa de alguns incentivos ou de uma forma nova de estudar. Se identificou? Então ótimo, porque este post chegou na hora certa! Trouxemos ideias bem bacanas de organização de estudos para você apostar e fazer o mesmo por aí: seja com a arrumação da escrivaninha da sua casa, a separação de matérias do seu caderno ou a organização da sua mochila da escola. Uma certeza a gente tem: a vontade de estudar vai crescer depois disso tudo. ;) Vem com a gente!

Na sua escrivaninha, que tal colocar uma peça de madeira assim como a que aparece aqui em cima? Lembra uma casa de bonecas, com divisórias e tudo mais, mas ela é mais plana. Dá para pedir para um marceneiro fazer em MDF – o preço não vai sair salgado, não! Depois, é só colocar ali as coisas divididas por categorias. Vai ficar lindo! Agora, a segunda ideia é fazer um calendário bem grande! A gente já publicou um post sobre murais por aqui e um destes pode ajudar bastante, mas, além disso, também rola comprar uma folha A3 e fazer você mesma um calendário fofinho igual a este, com régua, caneta e paciência!

A gente sabe que, no caderno, as matérias ficam devidamente separadas, mas, dependendo da quantidade de conteúdo, às vezes ele pode ficar uma bagunça! Por isso, que tal pensar em um fichário? Nele, fica mais fácil separar uma coisa da outra e – ainda mais legal – você pode passar a limpo aquelas anotações corridas da aula de uma forma mais certinha e clara. Outra sugestão bacana para separar matérias é usar pastas. Você deixa um espacinho especial para elas dentro de casa e, ao voltar da escola ou faculdade, coloca lá o conteúdo do dia!

Estranhou os pregadores de roupa ali em cima? :) A ideia é bacana: você pode usá-los para pendurar tarefas, avisos ou até planners para cada dia da semana! E olha que nem estamos falando sobre o tanto que eles vão ficar fofos no seu quarto! :P

Também dá para inovar na hora de anotar a matéria! Use washi tapes (aqui na foto elas estão num calendário, mas dá para você usar como quiser!) para separar um tópico do outro e melhorar a visualização, e também rola usar um caderno de folhas com linhas quadriculadas para deixar as informações separadas por “boxes”. Tente, pode funcionar!

Na terceira foto, temos mais um organizador num mural de metal, em que foram deixados espacinhos para a pessoa preencher se já fez ou ainda fará algo durante o dia. A ideia é perfeita para quem está se organizando para estudar para o vestibular, por exemplo. Aí vai ficar mais fácil não perder nenhuma horinha de estudo!

E finalizamos com outras duas formas bacanas de dividir os conteúdos: separe as cores de seus marca-textos por palavra, termo, pessoa e evento para já bater os olhos e saber do que aquilo se trata. Isso vai facilitar a memorização! E também é massa a ideia de dividir o caderno em quadradinhos com lugares certos para post-its: rola adaptar essas ideias de muitas maneiras!

Curtiu as sugestões que trouxemos? Tem alguma nova dica pra dar? Então compartilha com a gente nos comentários e vamos continuar conversando sobre isso! :)