você está lendo As suas experiências são quem você é
comportamento

Foto: Reprodução/Love Kaila

É impressionante o tanto que nossas vivências colaboram para que a gente seja um pouco mais a gente, né? Os momentos são assim, como pequenos pedacinhos de nós mesmos. Algo acontece, tomamos uma decisão… e pronto! Já temos mais uma peça incorporada ao todo. Um novo gosto que surge, uma característica que se mostra, um detalhe que se soma.

E, num instante, já somos um pouquinho diferentes do que éramos no momento anterior.

Quem diz que ninguém muda, neste caso, está enganado. A gente tem uma essência fixa, é claro, até porque passamos muito tempo sendo a mesma pessoa, com a mesma rotina e os mesmos gostos em geral.

Mas tomamos decisões diárias, por menores que elas sejam. Saímos para viver um novo dia de 24 em 24 horas e, assim, somam-se os acontecimentos que nos fazem acrescentar algo em nossa personalidade.

Não há nada que não possamos conhecer melhor para, quem sabe, trazer o desconhecido para mais perto de nós.

Talvez a música de ontem esteja, hoje, com uma sonoridade mais agradável aos seus ouvidos. Aquela série que você não curtia tanto, depois de explicada meticulosamente por sua melhor amiga, pode ter encontrado o seu sentido. Aquela calça que você nunca se imaginou vestindo? Caiu perfeitamente, como uma luva – e você adorou o resultado.

Não é difícil de acontecer e, como somos jovens, estamos ainda mais sujeitos a tudo isso. Afinal, olha só quanto tempo nós temos pela frente!

Isso aqui é uma grande viagem – e você ainda fará muitas paradas pelo caminho.

Trocará os pneus, comprará quinquilharias das quais poderá se arrepender, experimentará diversos tipos de comidas e partilhará de muitas e muitas culturas. Em algum momento, você vai achar que encontrou a casa perfeita, em outros, voltará para o asfalto sem ter certeza do que virá depois.

Mas tudo valerá a pena e acrescentará um pouquinho mais em seu caminho, seja da forma que for. Eu te falei lá em cima, lembra? Suas experiências são você!

Por isso, não pare. Entenda que todo este percurso é imensamente natural.

O importante, mesmo, é se manter em movimento.