você está lendo Decor: organizando livros em um quarto pequeno
livros-no-quarto

Foto: Miss Liz Heart

Qual é a melhor forma de organizar livros? Já fizemos um post por aqui sobre estantes e prateleiras tradicionais, que são uma opção bonita e prática. O problema é que, se você tem um quarto pequeno, sabe que a tarefa não é tão fácil assim: as prateleiras, às vezes, não cabem. Uma estante? Nem pensar! Rola, com esforço, um armário, uma cama e vá lá uma escrivaninha. E agora? Como é que fica a vida dos book lovers?! Calma! Trouxemos soluções bem legais para você tentar apostar aí no seu cantinho!

Esta primeira ideia funciona melhor em quartos que podem ter um móvel a mais. Dá para improvisar com um rack vazado ou algo do tipo, mas a novidade vem agora: uma cômoda de roupas pode dividir espaço com seus livros, sabia? Sim! Rola deixar duas gavetas para as roupitchas e duas para livros, por exemplo. Este tipo de móvel pode ser melhor do que uma estante, uma vez que não deixa os livros à vista – a gente sabe que os títulos enfileirados ficam lindos, mas podem causar uma impressão de too much information em espaços pequenos -, além de proteger as obras do pó.

Também dá para usar a cabeceira da própria cama, sabia? Rola pensar em algo mais planejado, como a da foto ali em cima que tem um tipo de gaveta, ou até mesmo encaixar um móvel com repartições no pé da cama. E não é que fica lindo?

E que tal uma prateleira em cima da cama? Neste caso, não é uma simples prateleira curtinha. Aqui, você pedirá para alguém especializado instalar uma muito mais ampla e bem fixada, pra ser possível colocar todas as suas obras juntas. Só se certifique de que ela é alta o bastante para não acabar batendo a cabeça quando for levantar, hein? Também é super legal a ideia do móvel que contorna toda a cama, oferecendo espaço para muitas outras coisas que com certeza não caberiam em uma peça tradicional!

Nesta galeria, podemos ver outras opções de prateleiras localizadas estrategicamente bem no alto da parede. A tarefa de buscar um livro ali não será tão fácil, mas o resultado fica legal e as vantagens de deixá-los todos agrupadinhos acabam sendo maiores do que isso! E, ah, também rola fazer em armários se você comprar a ideia de não deixá-los à vista, como falamos lá na primeira galeria. Fica ótimo assim também.

Está vendo? Não precisa deixar seus livros dentro do armário de roupas ou acabar espalhando-os pela sala! Com um pouquinho de planejamento e criatividade, encontramos outras boas opções para deixá-los juntinhos de você – e sem atrapalhar a circulação e a decoração do quarto. \o/

Curtiu as opções? Conta pra gente!