você está lendo Resenha: “E Desaparecemos Um No outro”

e-desaparecemos-livro-1

Há algum tempo, nós recebemos o livro “E Desaparecemos Um No Outro”, escrito pelo autor Ivan Jaf, da editora Panda Books. Ivan tem mais de quinze títulos jovens publicados e alguns ganharam prêmios brasileiros bem importantes. Ele já adaptou obras para o público juvenil, como “Os Sertões”, e também escreve roteiros para o cinema.

Mas, enfim, vamos falar do livro?! “E Desaparecemos Um No Outro” é um lançamento da Panda Books e fala sobre todos os desdobramentos de um romance adolescente e tudo o que cerca a primeira vez. Por aqui, eu li o livro durante um dia todinho e vim correndo contar o que achei da obra! \o/

e-desaparecemos-livro-2

O livro tem essa capa lindinha, feita pelo Igor Campos. Achei um amor! Ela é bem jovem, moderna e, confesso, não posso negar que adoro ver uma estante repleta de livros fofinhos. <3 No verso, há as orelhas (sei que muita gente não curte usá-las, mas, na falta – quase constante – de um marcador de páginas, elas sempre me são muito úteis!) e, depois, mais uma ilustração fofa do casalzinho que também aparece na capa. Há um sumário e a fonte é ótima, num tamanho perfeito e espaçamento ideal.

e-desaparecemos-livro-3

Sinopse: O experiente escritor de literatura juvenil narra, na pele dos adolescentes Aline e João, os dramas e as descobertas do primeiro amor. Com linguagem leve e divertida, o livro atrai meninas e meninos interessados numa leitura tranquila sobre a fase mais complicada da vida dos jovens.

Agora que sabemos quem são os protagonistas e sobre o que o livro fala, posso dizer: já comecei me surpreendendo! Os capítulos alternam entre os pontos de vista de Aline e João. Isso é bem legal pra nos ambientar a respeito de como eles pensam, o que esperam e todos os demais detalhes. Às vezes, alguns acontecimentos chegam a se repetir de um capítulo para o outro – mas não ache que isso é ruim. Não há enrolação, muito pelo contrário, ao ver o mesmo fato sob outra perspectiva, você acaba descobrindo coisas que não sabia, o que é bem legal.

e-desaparecemos-livro-4

Se você gosta de livros que entregam o fato seguinte sem ficar fazendo suspense demais, vai adorar. Claro que é sempre no final da obra que encontramos os melhores momentos, mas, mesmo assim, a emoção é constante.

Não tem como não curtir os dois personagens, você logo entende a visão de mundo de ambos e torce para tudo dar certo. Como a própria sinopse diz (posso falar de quando o caminho do dois finalmente se cruza, não é? :P), até este ponto é tudo muito coerente e, mesmo assim, ainda permite espaço para surpresas. A primeira vez que você vê um interagindo com o outro é legal demais!

Aliás, não vai faltar coração batendo forte neste livro. Se você adora romances, se colocará no papel da Aline rapidinho e vai ficar louca para saber o que acontecerá a seguir.

Uma única observação negativa é que, em certo momento, Aline briga com uma amiga e fala algumas ofensas nada legais. Depois elas se acertam e rolam desculpas, mas as coisas que ela diz não são algo a se falar para alguém, mesmo estando com raiva, sabe? Achei uma visão um pouco machista por parte da Aline neste momento, embora, em várias outras passagens da obra, o livro tente reforçar mensagens legais, como a ideia de que um não pertence ao outro em um namoro e a liberdade de uma garota para fazer o que bem entender, etc.

De resto, a obra tenta conscientizar (há uma passagem bem explicativa numa consulta com um médico, por exemplo) e falar bastante a respeito de dúvidas, temores, vergonhas e pensamentos naturais sobre virgindade e primeira vez. É um romance leve e muitas de vocês vão se identificar! Com certeza. :)

Se interessou? Quer ler? Então fique ligada a gente vai fazer um sorteio deste livro lá no Instagram do blog. Ganhamos um a mais e nada melhor do que dividir isso com vocês, né? \o/ Mas, se quiser adiantar as coisas, aqui tem um link pra comprar. Curtiu a resenha? Comenta aí!