você está lendo Design: livros para quem quer saber mais sobre o assunto

livros-de-design

Você se interessa por Design? Já pensou em estudar algo na faculdade que tenha a ver com isso ou fazer algum curso para ampliar seus conhecimentos sobre criação ou desenvolvimento de projetos gráficos? O que a gente já pode adiantar é que este assunto é muito interessante! Selecionamos alguns livros bem legais que te ajudarão a a entender mais sobre comunicação visual, escolha de fontes e imagens, saber como criar logos, formatar publicações, desenvolver interfaces e muito mais. Bom, né? Olha só as nossas indicações de hoje!

Este livro explora as ideias e como fazê-las tomar forma. Não entendeu? Bom, a autora, Ellen Lupton, reuniu diversos profissionais para tratar de cada uma das técnicas existentes no processo do Design. Dividido em três etapas – a definição dos problemas, a geração de ideias e a criação de forma -, “Graphic Design Thinking” vai te dar uma força com relação a brainstorm, te mostrar cases práticos de grupos focais, te inspirar com protótipos… E por aí vai!

Se você está procurando algo mais “simples”, praticamente o abecê do Design, então vai curtir bastante este livro! É ele que aparece aberto na foto do topo do post. \o/ Quer saber como selecionar a melhor combinação de elementos para comunicar a mensagem? Com esta obra, você vai ler a respeito de cores, tipografia, desenho e tudo o que pode te auxiliar a planejar algo novo ou desconstruir aquilo que já existe.

Este é bem famoso! “Design Thinking” introduz a ideia de um processo colaborativo, que usa técnica criativa e sensibilidade para gerar uma estratégia de negócio. Ou seja, ele serve para muita, muita coisa! A abordagem é centrada na resolução de problemas e ajuda pessoas e organizações a serem mais criativas: ele ultrapassa os limites do Design e pode ser bom para qualquer um que esteja em busca de novas alternativas viáveis para os negócios e, por que não, também para a sociedade!

Como adaptar um design para que ele seja compatível com diferentes projetos? Como adquirir técnicas de Design para a web, por exemplo? Tudo isso você descobre nesta obra. Com 208 páginas, “Curso de Design Gráfico – Princípios e Práticas” também é um livro daqueles ótimos para quem está começando. Abordando conselhos práticos, desde a geração de um conceito até a criação de um design finalizado, você vai encontrar exemplos incríveis, muitos exercícios e tutoriais.

E, finalmente, o último livro da nossa lista, que também é bastante prático! O “grid” é usado para mapear um plano pra todo o projeto e também para manter a ordem. Um designer sabe que deve sempre organizar o espaço e a informação para o leitor. Mas como encontrar a maneira certa de fazer isso? Com 100 fundamentos pra lá de úteis, o livro vai dando dicas de construção de layout com ensinamentos e exemplos (ele é ilustrado por projetos que deram certo).

Muito do Design com certeza você vai aprender na prática, mas, olha, que estes livros te ajudarão, isso é fato! Gostou das nossas indicações? Conhece mais alguma obra bacana que pode aumentar a lista? Conte aqui nos comentários! ;)