você está lendo Entre amigas: Ela mudou depois que começou a namorar

ela-mudou-depois-que-comecou-a-namorar

Olá, sou a M. e tenho 16 anos. Minha história é a seguinte: na oitava série conheci uma menina muito legal. Em pouco tempo ela se tornou minha melhor amiga e passamos boa parte do ensino médio juntas. O problema é que no finalzinho do ano passado ela começou a namorar um cara e desde então tudo mudou. Tenho quase certeza que é porque ele tem ciúmes de mim. Ela diz que não aconteceu nada, mas todo mundo sabe que ele fica emburrado quando ela está comigo. Eles saem com outros casais e não me convidam. Sinto que nossa amizade tá perdendo a força e eu não quero que isso aconteça. Estou errada em sentir falta da minha amiga de antes? 

M, querida, muito obrigada por escrever. Ler histórias como essa é quase como viajar no tempo e voltar para os dias mais confusos da minha época de colégio. Não é fácil amadurecer e provavelmente uma das consequências mais devastadoras é perceber que as pessoas que amamos estão seguindo um caminho diferente do nosso. Isso acontece o tempo todo e pelo resto da nossa vida, mas é na adolescência que nos damos conta de que não podemos mesmo controlar as escolhas do outro.

Sua amiga começou a namorar e isso é muito legal. Ter alguém pra amar geralmente deixa a vida da gente mais colorida. É o universo de outra pessoa indo de encontro ao nosso: novos amigos, novos lugares preferidos, novas bandas legais, nova família para conhecer, etc. No começo, principalmente se for o primeiro relacionamento, é difícil mesmo conciliar tudo. Não porque ela passou a gostar menos de você, mas porque algo novo está acontecendo e ela talvez tenha a sensação de que aquilo é o mais importante naquele momento.

O ciúme que ele sente de você pode existir mesmo ou ser algo que você criou para lidar com seus próprios sentimentos, mas nós só teremos certeza disso depois que você tentar encarar a situação de uma maneira diferente.

Comece reparando se ele realmente faz sua amiga feliz. Ele a respeita? Ele é carinhoso? Se a resposta for sim e sim, tente enxergá-lo como um aliado e não um inimigo. Se precisar converse e seja sincera. Deixe claro que o que você quer é bem simples: ser amiga da namorada dele e estar ao lado dela sempre que necessário. Já parou pra pensar que talvez ele tenha o mesmo medo que você? Ninguém quer perder alguém importante. Ninguém nessa história precisa perder alguém importante.

Use o tempo que ela está ocupada para focar em você. Vale ler aquele livro que você abandonou há meses, ligar para aquela sua prima de outro estado, assistir muitas temporadas da sua série favorita ou passear com seu cachorro no parque. Crie hábitos em que você se diverte mesmo estando sozinha. É ótimo ter amizades verdadeiras e reais, mas é importante lembrar também que teremos sempre a nossa própria companhia.

Por último, uma lição que aprendi outro dia mesmo: amizades se transformam com o tempo. Isso não muda a importância delas na nossa história, mas nos mostra o quanto novos personagens podem tornar os novos capítulos da nossa vida ainda mais interessantes.

Pra participar dessa tag envie um e-mail para: entreamigas@depoisdosquinze.com