você está lendo Entre Amigas: Minha amiga me trocou pelo namorado

amiga-me-trocou

I., 15 anos, Catalão/Go – Hoje eu queria de certa forma, desabafar. Recentemente aconteceram algumas coisas que eu não tenho conseguido lidar sozinha. Acho que toda garota já teve ou tem uma amizade de “trio”, que são irmãs além de amigas. E eu tinha também. Nós sempre juramos uma pra outra que namorado nenhum iria nos afastar, e que amizade é sempre muito importante. Há alguns meses atrás uma delas começou a namorar e a mentir pra nós, deixava de sair conosco pra ir pra casa do namorado, o namorado começou a “proibir” que ela saísse com nossos colegas de sala, todo menino que chegava perto dela era motivo de brigas, então ela acabou se afastando e hoje em dia ela fala na nossa cara que prefere ficar com ele do que com a gente.

Olá, I. não é uma situação fácil, mas é mais comum do que se pensa uma amiga se afastar quando arruma um namorado. É tudo muito novo, há aquele encanto forte de início e isso faz com que ela acabe deixando as verdadeiras amizades de lado por conta dessa fase onde tudo é novidade.

O namorado dela nunca será o certo por tentar impedir que ela veja as amigas. Mas essa é uma situação em que só ela pode escolher e se propor a viver. Só ela pode se impor e dizer se aceita isso ou não. E, bom, se ela aceita agora, talvez ela não aceite amanhã.

Agora com minha outra amiga tem acontecido um caso um pouco mais complexo: O melhor amigo dela está com uma garota que ela não suporta. Então esses dias ela pediu que eu perguntasse se ele a namoraria e ele disse não. Depois desse dia, ele começou a puxar assunto comigo, e fazer brincadeirinha, e o resultado disso foi: ela acha que EU quero ficar com ele. Mas não quero. E com isso, nossa amizade está me incomodando, pois ela me trata indiferente e fica grossa do nada. Como se eu fosse a vilã e ele o mocinho, entende?

Aconselho que converse com essa sua amiga, sabe? Talvez ela precise abrir os olhos para ver que não é nada disso que está acontecendo. E isso só vai acontecer se você procurá-la e dizer exatamente o que se passa na história. Afinal, indiretamente, foi ela que te aproximou do garoto e isso não quer dizer que você esteja afim dele. Explique isso a ela.

Gosto muito das minhas amigas, mas isso tem me frustrado de certa maneira que dá vontade de berrar na cara delas que elas estão sendo infantis e que quando eles derem um pé na bunda delas, eu que estarei aqui. Sempre gostei de ajudar os outros, e sempre “tomei a dor” deles de certa forma, mas ultimamente as pessoas tem se tornado mesquinhas. Enfim, agradeço pela atenção. E se tiver algo a me dizer, serei muito grata também. Um beijo, I.

I., paciência. Acho que todo amiga já passou por uma situação assim na vida e a gente sabe que é isso que vai acontecer: no dia que elas terminarem com os garotos é você que estará por perto dando o apoio que elas precisem. Penso que talvez seja hora de você ver se há como fazer alguma coisa, sabe? As vezes falar com elas não vai resolver muito, mas quando todo esse tumulto passar e as coisas estiverem mais tranqüilas, talvez seja melhor que você fale. Uma conversa franca e madura, entende?

E se elas forem “contra” o que você diz e acharem um absurdo você dizer que elas estão destruindo a amizades por conta de outro garotos, então deixe o tempo passar para que elas vejam com os próprios olhos que isso não é o certo.

As vezes, a gente precisa viver certas coisas para entender que isso não se faz e começar a agir para que isso não aconteça nunca mais. Provavelmente é isso que vai acontecer. Uma hora, a ficha cai e elas percebem o que fizeram de errado nessa história. Só tenha paciência. Beijos e boa sorte. Obrigada pelo carinho.

E você? Quer contar sua história para gente? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo nome, idade e cidade/estado. E lembre-se sempre: Estamos entre amigas!