você está lendo Tudo acontece por um motivo

motivo-das-coisas

Conheço muitas pessoas que acreditam com todas as forças que o nosso destino já está traçado. Que temos que viver a vida como ela é, afinal, tudo está predestinado. O acaso não nos deixa presentes à toa. Eles estão lá porque merecemos, porque devemos entendê-los, devemos transformá-los em algo maior ou qualquer outra mensagem que você conseguir interpretar de acordo com suas vivências. Seja agora, depois ou num futuro distante, um dia você entenderá.

A vida também não nos faz derramar lágrimas em vão. Eu sei: um acontecimento inesperado pode nos ferir e transformar tudo em melancolia. Se nos consideramos boas pessoas, precisamos mesmo passar por estas tempestades? Acalme-se. Não pense no choro como uma passagem obrigatória, como se o sofrimento fosse necessário em cada espaço que fica entre uma felicidade e outra. Entenda que ele é inevitável e, por pior que sejam os motivos de sua tristeza, pensar que as forças do universo agiram de forma a levar tudo a este desfecho pode ser um conforto necessário para corações inconsoláveis. Traz aquela velha esperança de que, lá na frente, tudo vai se encaixar. Pode ser mesmo um pouco difícil vislumbrar uma melhora tão rápida, forçar um sorriso, esquecer tudo que aconteceu, mas, aos poucos, as coisas vão entrando em seu lugar.

Se tocarmos o barco com este pensamento em mente, saberemos que nada do que acontece é em vão. Isso inclui as alegrias de uma boa notícia e, também, cada surpresa ruim ou desfecho inesperado que se desenrola na frente de nossos olhos. Para o bem ou para o mal, simplesmente tinha que acontecer. Para nos fazer amadurecer e aprender com aquilo, para moldar algo que ainda surgirá, para preparar o terreno antes de uma coisa incrível que vai acontecer… Quem sabe? O importante é não se deixar abater, não trair o seu caráter e nunca, jamais, abandonar as esperanças. Confie.

Veja cada uma de suas ações como um bumerangue que acabou de ser lançado. Podemos até fazer suposições sobre sua trajetória e os efeitos dela, que, pode apostar, em algum momento chegarão. Mas, no futuro, ele voltará da maneira certa. Trazendo consequências ou uma simples resposta do destino.

Mas não vá se acomodar. Você não precisa disso! Se é possível escrever de novo sua história? É claro que sim. E por várias e repetidas vezes você poderá mudar o curso dela, seguindo em direção às ondas que, para você, levarão a uma maré tranquila. Só tenha em mente que cada dia de sol ou de chuva não estará ali por nada. Eles têm um propósito. Não pare, não. Continue remando.