você está lendo As sete cenas mais emocionantes de “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final”

mockingjay-katniss

Vamos começar, antes de tudo, com um aviso: TEM SPOILERS VINDO AÍ! É sério: vem spoiler pesado pela frente. Avisados? Então vamos lá: “Jogos Vorazes” chegou ao fim. Mal dá pra acreditar. Lembro direitinho quando, em 2012, logo depois do primeiro filme, foi anunciado que “A Esperança” seria dividido em dois longas. Pensei: “nossa, o último só vai sair quando for quase 2016!” Passou voando!

“Jogos Vorazes” é minha saga favorita. Muito disso é culpa da Jennifer Lawrence, que eu amo de paixão. Que mulher incrível. Gosto muito, muito da forma como ela fez a Katniss. E a história também é especial: forte, sofrida e poderosa.

Assisti ao filme na última quinta (12), na cabine de imprensa. Resolvi reunir as cenas que mais me emocionaram – e que ficaram muito boas mesmo na telona. Vamos lá? (Os spoilers vão começar!)

  • 1. O encontro de Peeta e Prim

Li o livro uma vez, junto com todos os outros, lá em 2012. Então não me lembro exatamente de ter passado por esta cena no livro – ajudem se eu falar besteiras? É só avisar nos comentários! :) Enfim: logo no começo do filme, Katniss fica sabendo que o “novo” Peeta está sendo tratado e “testado”, tentando conviver com pessoas das quais ele gosta para, aos poucos, voltar a tolerar sua parceira de arena. Ela observa a conversa que ele tem com Prim, quando a garota entra no quarto onde ele está. É triste demais, especialmente quando ele começa a acusar Katniss de ser a culpada por todo o sofrimento pelo qual ele está passando. :(

  • 2. O adeus de Finnick

Nããão! :( :( Essa, para mim, é a pior parte de todo o filme. Eu fiquei muito aliviada por terem deixado isso pra segunda parte, não queria que ele morresse no longa do ano passado. Eu gosto muito do Finnick. A cena em si foi rápida e movimentada, com aqueles bichos tentando pegar geral na parte subterrânea da cidade. Mas ver a Katniss olhando pro Finnick e decidindo poupar o sofrimento dele foi, aff, de partir o coração.

  • 3. Peeta e Gale conversando

Quando o grupo está escondido dentro da loja de roupas, Katniss ouve Peeta e Gale conversando sobre ela. Eles falam sobre o que a garota sente pelos dois e Gale diz que, caso os três saiam da guerra ilesos, ela escolherá aquele sem o qual não conseguiria sobreviver. </3

  • 4. A conversa de Snow e Katniss

Após a morte mais REVOLTANTE de toda a saga (afinal, tudo aconteceu por causa da Prim… Aí ela morre? Fico inconformada. Droga!), Katniss tem o encontro final com Snow antes da cena da execução. Gostei muuuito do resultado, viu? Eles dois ali, em meio a muitas rosas brancas, falando sobre as cartadas de Coin. Snow tenta alertar Katniss e, quando ela duvida, diz: “Não combinamos de sempre dizer a verdade um ao outro?”

  • 5. A carta de Plutarch

Logo após mudar de ideia sobre a flechada, Katniss vai presa. Haymitch entra na cela e lê uma carta deixada por Plutarch, personagem de Philip Seymour Hoffman. O ator, que faleceu no começo de 2014, não havia finalizado todas as suas cenas. Acredito que, na verdade, não seria uma carta: ele teria falado tudo aquilo pra Katniss. Foi uma homenagem bonita.

  • 6. Katniss com o gato

Olha, se você se emociona fácil, pode pegar os lencinhos. Logo após voltar sozinha para sua casa no Distrito 12, Katniss ouve um barulho na cozinha. Quando ela vai até lá, vê Buttercup, o gatinho de Prim. É aí que ela explode e começa a gritar que a irmã morreu, jogando coisas em cima do gato. Depois, ela o abraça, chorando. =( No livro, a morte de Prim deixa Katniss completamente perdida, em outra dimensão. No filme, a garota fica meio anestesiada, mas menos “aérea”, sabe?

  • 7. A última cena

Ela mudou um pouquinho, e rola um enfoque maior na relação pós-guerra do Peeta e da Katniss – o que eu amei! Ai, que cena. Sério. Vai derreter qualquer coração frio que exista por aí. Os filhinhos dos dois são liiindos demais e tanto Peeta quanto Katniss também estão muito bonitos com o look mais velho. Uma coisa importante é que, no filme, o casal mostra estar com menos “sequelas”. No livro, eles ficam muito afetados, uma coisa meio “nunca mais seremos normais”. Esta não é a vibe do filme. Eles parecem, enfim, estar felizes. :)

mockingjay-2

Haja coração pra aguentar esse filme… haja coração! Está sendo bem difícil dar adeus à Katniss, Peeta, Gale e todo o resto dos personagens. O negócio vai ser fazer maratonas da saga muitas, muitas vezes.

“Jogos Vorazes: A Esperança – O Final” estreia no Brasil em 18 de novembro. Veja o trailer aqui.

Gostou do post? Vamos conversar sobre o filme nos comentários?