você está lendo Você é assim. Orgulhe-se disso!

toda-pessoa-e-unica

Nunca acreditei naquelas pessoas que dizem não ter habilidade alguma. Você não é a melhor jogadora de tênis do mundo, não faz malabarismos com bolas de meia, não é tão boa nas contas de matemática, canta sem afinação, sempre erra na maquiagem e inventar novos penteados não é o seu forte? Tudo bem. Ainda sim, existe um universo inteiro de habilidades aí dentro, mesmo que você não consiga visualizar isso agora.

Não é porque falhamos ao enxergar em nós uma aptidão louvada em outros que temos menos importância (ou que estamos passeando pela vida, somente seguindo o fluxo). Existem muitas virtudes que não precisam de reconhecimento geral ou de prêmios, troféus e gratificações. Cada pessoa vem ao mundo de uma forma única e com uma personalidade que se destaca das demais simplesmente por ser quem é. O que precisamos fazer é ir descobrindo quem somos pouco a pouco e, então, sintetizar quais são as coisas das quais mais gostamos. Assim, vamos criando nossas próprias individualidades – e são elas que definirão as nossas ações.

Ao ouvir “individualidade”, não interprete como “abandonar tudo que é igual e ir na contramão somente para ser diferente”. É claro que você é livre para fazer o que bem entender, e não desanime se pensar que já existem muitas pessoas semelhantes a você. Se gosta de alguma coisa da qual aparentemente muita gente também gosta, ei, não há problema algum nisso. Por mais que você ouça as mesmas músicas que suas amigas, vista um estilo de roupa parecido com o que sua blogueira favorita usa e seja uma garota moldada por várias referências diferentes, existirá sempre, dentro de você, uma voz interior esperta e consciente. Ela saberá julgar o que é ou não compatível com a sua realidade e o que, de fato, combina com a pessoa tão única que você é.

Seu cabelo, liso, enrolado, volumoso, fino, raspado, curto ou longo, nasceu assim, só seu. Seu corpo, suas marquinhas, sardinhas, pintinhas e todas as características que vieram com você, são todas singulares e incríveis. Já parou para pensar que isto ninguém vende? As propagandas e referências que tentam nos ditar regras sobre o que é realmente bonito não mostram, na maioria das vezes, que o mais lindo é conseguir amar o que realmente somos. Sabe por que eles não dizem isso? Simples: o que podemos mudar em uma pessoa que já se sente perfeita como é? Nada.

Vale a pena se orgulhar da pessoa que você vê quando olha pro espelho. Ela é incrível, muito incrível, e exatamente como é, mesmo que não saiba tocar nenhuma música no piano ou que não se pareça em nada com aquela atriz do novo filme. Ela tem outros traços, qualidades, delicadezas, valores e brilhos dignos de aplausos. Toda esta mistura, tão rica, resulta no ser incomparável que lê esse post agora.