você está lendo Entre Amigas: Não aguento mais o meu peso!

problemas-balança

P.C, 15 anos, Mato Grosso – Olá! Quase sempre fui gordinha. E agora, sou muito complexada com meu peso. Evito sair de casa nos fins de semana, faz uns três meses que estou dando desculpas para meus amigos para não sair. Tenho vergonha do meu corpo. Não vejo mais comida como alimento e sim como um método para engordar. Após todas as refeições eu choro, não sei mais o que fazer. Parece que eu engordei 10kg. Antes eu vomitava a comida, mas graças a Deus aboli a prática.

Olá P.C. Primeiramente eu gostaria que se fizesse uma pergunta: O que te incomoda tanto? Você não se sente bem com seu próprio corpo por uma questão de saúde ou por que se importa com o que as pessoas podem dizer? Peço que responda essa pergunta antes, porque é importante que tenha em mente que certos esforços nessa vida só valem se feitos para você mesma. E o que eu quero dizer com isso? Que se ainda continuar uma pessoa saudável, por que, então, não aceitar as imperfeições? Só cabe a você controlar seu próprio julgamento. São seus amigos não vão te julgar pelo peso que você tem.

No fim do ano, vou à cidade do meu namorado e tenho muita vergonha do que as pessoas vão pensar e falar de mim: “nossa ele namora aquela gorda?”, “tanta menina bonita aqui”. Esses dias tem sido um pesadelo. Meu namorado diz que sou perfeita assim, mas não acredito. Eu não consigo.

Mais uma vez eu te pergunto: Por que se incomodar tanto com a opinião alheia? Por que não se olhar no espelho e, enfim, ver a menina linda que você é? É clichê, mas quem a gente é realmente está por dentro e não por fora. Sinto muito pelas pessoas que só sabem enxergar a casca. Elas perdem a melhor parte da vida e o melhor das pessoas.

Não se preocupe com os julgamentos alheios, porque isso, um dia, pode te privar de viver coisas incríveis. Não perca vida, não duvide da pessoa que te ama e não faça julgamentos dolorosos simplesmente porque tem medo do que as pessoas podem dizer. Pessoas para fazer comentários maldosos, nós encontraremos todos os dias de nossa vida.

Parece que eu não vou ser feliz se não emagrecer. eu sei que talvez seja exagero da minha parte, mas não consigo fazer nenhuma atividade sem pensar no meu peso, nas minhas dietas e às vezes eu me condeno e digo que talvez eu não precisava nascer. Sempre encontro defeitos em mim! Por favor, me ajudem! Eu estou confusa e não tenho ninguém com quem possa falar e desabafar.

P.C., comece tratando da sua auto-estima. Olhe para si mesma e enxergue tudo que tem de bom. Coloque suas qualidades em primeiro lugar na sua vida e deixe os defeitos físicos (e os não-físicos) para depois. Relaxe. Se for o caso e se realmente estiver incomodando muito, procure uma atividade física, um especialista e tente emagrecer. Talvez conversando com um nutricionista, você perceba que não é necessário levar uma vida tensa desse jeito simplesmente por causa do peso. Só não deixe que esses padrões patéticos destruam ainda mais sua auto-estima. Boa sorte. Muitos beijos para você.

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. Afinal, estamos sempre Entre Amigas!