você está lendo Resenha “Os Diários de Carrie” de Candace Bushnell

resenha-diario-de-carrie

série de “The Carrie Diaries”  estreou mês passado na The CW e antes de assistir o primeiro episódio (assista aqui), resolvi ler o livro em que ela foi baseada.  A obra é da escritora e jornalista Candace Bushnell, que ficou mundialmente conhecia por escrever ‘Sex and the city’. Livro que inspirou a série homônima e se tornou um dos maiores sucessos na TV nos últimos anos.

Posso estar enganada, mas acredito que assim como eu, muitas de vocês não pegaram o auge da Carrie Bradshaw nas telinhas (somos da geração “Gossip Girl” muhaha). Lembro de assistir um ou dois episódios da série e não me identificar tanto assim com o roteiro. Passada na cidade de Nova Iorque, ‘Sex and the city’ focava bem mais nas relações íntimas de quatro mulheres que eram amigas, três das quais nos trinta, e uma, Samantha, nos seus quarenta. Pois o livro “Os diáros de Carrie” (e a série também) fala sobre a vida da protagonista ainda na adolescência, quando morava no interior.

Carrie perdeu sua mãe e agora precisa enfrentar o último ano do colégio. É complicado ser uma adolescente normal e pensar no futuro, quando sua irmã começa a roubar suas coisas e a garota mais popular do colégio te odeia. Acha pouco? Então, você se apaixonada pelo novato que no decorrer da história, se transforma no típico “garoto errado”. Como encontrar o final feliz? Carrie nos ensina muito bem com seus medos bobos e escolhas inspiradores.

É meio impossível não se identificar com a história. Qualquer garota que mora ou já morou no interior sabe como as coisas acontecem por lá. Grupinho das mais populares que dominam o colégio + todo mundo sabe cada detalhe da sua vida + fofocas. Adicione também um pouquinho de inveja entre melhores amigas de infancia e o sonho de se tornar uma grande escritora.

OAAAAPS! Foi inspirada na minha vida? Candace Bushnell você fez isso?

Brincadeira, vai! O que mais gostei na história é a maneira com que ela se desenvolve. Tinha tudo para ser só mais um clichê, mas lá pelo meio do livro, nos mostra de uma maneira bem simples e divertida como a vida realmente é. Digo, a falsa hierarquia do colegial, as amizades que não duram para sempre e o mais importante, como rir e aprender com nossos próprios erros.

Li o livro em menos de um dia e quando cheguei na última página, fiquei me odiando por não ter comprado a continuação e levado lá para o sítio (no Carnaval). A boa notícia é que “Verão na cidade” já está disponível nas maiores livrarias do país. Para quem já tiver lido o primeiro, no site da Cultura tem o e-book.

Alguém aí já leu o livro? O que vocês acharam? Na Cultura custa R$27,00.