você está lendo Entre Amigas: Não aguento mais o ciúme do pessoal lá de casa

ciumes-casa

Aline, 15 anos, São Paulo – Sou uma garota que adora sair e curtir, porém tenho dois irmãos e um pai que pegam muito no meu pé e sei que é normal da idade, mas está começando a ficar um pouco exagerado. Na maioria dos lugares que frequento meu irmão vai e sempre fica me dizendo perto de amigos que está de olho em mim e nunca me deixa nem conversar com um garoto e ficar com alguém então é impossível. Já fiquei com outros garotos, mas nunca no mesmo local que meu irmão estava e quando ele fica sabendo ele logo fica “soltando” isso perto do meu pai, o que deixa meu pai ainda mais desconfiado.

Oi Aline, tudo bem? Poxa, que chato isso, hein? Mas olha, tenho certeza que não é a única que passa por isso e assim como tudo nessa vida, essa fase protetora demais vai passar. Sei que é ruim e que isso tem te impedido de viver as coisas que uma garota de 15 anos quer de fato viver, mas pense que é só fase. Quanto ao seu irmão, chame-o para uma conversa em particular e coloque seu ponto de vista. Não é justo que isso aconteça.

Já tentei conversar com meu pai e com meus irmãos sobre isso várias vezes, mas eles insistem que sou nova demais. Têm momentos que me dá vontade de não sair mais, pois não posso ter privacidade mesmo. Só não entendo o que provoca isso: ciúmes ou falta de confiança?

Sei que já tentou conversar com eles, mas já parou para pensar o porquê disso acontecer pode ser sim ciúmes, mas não a falta de confiança? Pode ser um mix de ciúmes e medo de perda, bem como o ciúme e o medo de que aconteça algo com você. Afinal, para eles, você é muito nova! Seu pai pode simplesmente ter medo de ver a filha crescendo e criando suas próprias asas e seus irmãos podem mesmo ter ciúmes, por saber que podem ter que “dividir” a irmã deles com outra pessoa. Pode ser medo de que você faça algo, se decepcione e sofra ou que talvez aconteça algo sério com você. Por isso seus irmãos encontram sempre a necessidade de estar ali do seu lado onde quer que você vá.

Algumas pessoas me acham criança por não poder namorar e ter que ficar me escondendo deles. Fico super magoada e passo muita vergonha. Abraços!

Não se preocupe com o que os outros podem falar de você! Você tem seus motivos e só você saberá com o tempo como lhe dar com eles. Tente ir mostrando aos poucos quem você é. Tente ganhar um pouco mais a confiança dos seus irmãos, mostre como consegue se virar sozinha em certos lugares ou como tem capacidade suficiente para ir àquela festa sem que seja necessária a companhia deles.

Essas coisas levam tempo, mas é importante que você tente. E nada medida que for conseguindo, tanto seus irmãos quanto o seu pai podem ir rendendo pouco a pouco e lhe dando mais votos de confiança e liberdade. É chato, mas, como eu já disse, é fase e você tem que ir tentando reverter isso aos poucos. Espero que consiga! Beijos.

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. E lembrem-se: estamos sempre Entre Amigas!