você está lendo Como escolher seu novo notebook!

Desde quando os computadores pessoais ganharam o mundo nos anos 90, eles foram e estão evoluindo cada vez mais rápido. Um computador comprado em 2007 por exemplo já não é nem de longe ideal pra você aí que fica boa parte do dia no Facebook, lendo blogs e pior ainda, trabalhando com programas pesados como o Photoshop, Illustrator ou os editores de vídeo da vida.

Se você também reparou, de uns tempos pra cá as pessoas estão esquecendo o bom e velho Desktop (computador com CPU, teclado, mouse e monitor) e aderindo aos Notebooks. Na hora de comprar um, ir na onda daquela promoção de R$999,90 não é das melhores ideias, você já vai entender por quê.

Seis coisas sobre o seu futuro notebook (você também pode usar as dicas para comprar seu Desktop) que você precisa ter conhecimento antes de fechar negócio: processador, memória RAM, disco rígido (HD), marca, e dependendo das necessidades, tela e placa de vídeo. Nessa ordem, vamos item por item:

PROCESSADOR

O processador é um dos componentes mais importantes da máquina, afinal ele literalmente processa tudo o que pedimos à ela, desde abrir uma pasta até rodar um filme. Para não ter problemas, aposte nas novas linhas da Intel ou AMD, marcas mais conhecidas do ramo.

Por exemplo, os processadores i3, i5 e i7 constituem a linha da Intel. Pra escolher, você deve se perguntar: “Pra que tipo de tarefa vou usar esse notebook?” Para tarefas do dia-a-dia (trabalhos, internet e MSN), o I3 se encaixa muito bem. Colocando nessa lista programas como o Photoshop, criadores de vetor ou editores de vídeo, é interessante apostar no I5. Para rodar jogos pesados, o I7 é a melhor escolha. Mas se dinheiro não for problema, garanta o i7 de uma vez!

MEMÓRIA RAM

O papel da memória RAM é gerenciar as tarefas que você executa com o computador ligado, recebendo instruções e mandando tudo para o processador. De uns tempos pra cá, a maioria das máquinas têm vindo com memória de 4 GB, mas as de 6 GB já estão chegando aos poucos, ou seja, se você investir na de 6, mais tempo vai demorar pra você se sentir dona de um notebook ultrapassado. Uma boa memória melhora tanto desempenho quanto velocidade, então vale a pena analisar bem antes de decidir.

DISCO RÍGIDO (HD)

Esse acho que todo mundo conhece, é lá onde vão ficar todos os seus arquivos: fotos, vídeos, programas, músicas, etc. Quanto maior a memória do HD, mais arquivos cabem lá. Atualmente, os computadores e notebooks são montados com HD’s de 320 GB à 1 TB (1 terabyte equivale a 1000 GB), esse item você escolhe pensando na quantidade de arquivos que você tem atualmente e que pode ter no futuro.

MARCA

Não adianta, notebooks de qualquer marca podem dar defeito. As pessoas tem um certo impulso a valorizar a Dell por ser conhecida e ter máquinas mais caras, mas pra ter uma ideia, a Dell tem maior número de reclamações em sites especializados do que a Positivo por exemplo, que muita gente despreza talvez por ser brasileira. Não dê foco à marca, evite apenas aquelas totalmente desconhecidas ou as muito baratas, o que é bom demais pode não ser verdade.

TELA

As telas atualmente já estão todas vindo com tecnologia de iluminação LED, então não há com o que se preocupar nesse quesito. Um fotógrafo precisa de uma tela maior que 14″ para conseguir sucesso editando imagens, por exemplo. Então na hora de escolher o tamanho da tela, pense novamente nos seus objetivos com o produto novo.

PLACA DE VÍDEO

Existem placas de vídeo integradas (on-board) à placa-mãe e dedicadas (off-board), conectadas à parte. Apesar de estarem chegando ao mesmo nível de desempenho, as dedicadas ainda são melhores. Você precisa pensar melhor na placa de vídeo quando o assunto é rodar filmes em HD ou gráficos de jogos pesados.

Procurando por sugestões? Abaixo, uma lista com 5, com várias confugurações.

(1) (2) (3) (4) (5)

Deu pra ver que pra de fato decidir corretamente qual computador ou notebook comprar, pensar no que você faz nele é obrigatório. Então faça essa pergunta a você mesma(o), analise ofertas, lojas online ou físicas e os itens citados nesse post. Boa compra!