O cheiro do Natal

03 de dezembro de 2011
você está lendo O cheiro do Natal

natal-cheiro

A algumas semanas, andando pela avenida principal da minha cidade, senti um cheiro incomparável e indescritível: o cheiro do Natal! Explicar essa minha loucura, era algo fora do meu alcance, mas sei que muita gente entende o que eu digo. Como sou curiosa ao extremo, me enfiei na internet para procurar de onde vinha aquele cheiro. E depois de muita pesquisa solitária, encontrei uma planta chamada Cica, que só libera aroma no verão, e é ele que eu identifico como meu cheiro de Natal.

É engraçado como o cheiro das coisas podem nos marcar ou trazer lembranças boas ou más. Lembro bem de quando ganhei um perfume e logo depois viajei pela primeira vez sozinha. Passei uma semana em outra cidade, na casa de uns amigos, e foi uma viagem incrível! O perfume me acompanhou durante aqueles dias e até hoje, o perfume me faz sorrir e lembrar de cada detalhe daquela semana. Lembro também de quando sentia o perfume do meu pai, sabia que ele estava chegando em casa, e quando sinto o aroma do mesmo perfume, em alguém na rua, imediatamente me sinto com 8 anos, saindo correndo para abraçá-lo. Sem contar que não posso sentir o cheiro do bolo de cenoura que lembro da minha vó, que nas férias, fazia bolo quase todo dia para o lanche. Até o cheiro de bala de maçã verde me lembra uma coisa que para muita gente é inesquecível: o primeiro beijo! Também tem aqueles cheiros que mesmo que não tragam lembranças, nos traz uma sensação boa. Cheio de livro novo, cheiro de chuva…

Algumas pessoas tem a memória olfativa mais aguçada, e pelos meus cálculos, é o meu caso, ou teria outra explicação para eu sentir o cheiro do Natal? Mas todo mundo tem uma memória bem guardada que um dia é despertada por um cheiro. Pode ser um perfume, o cheiro de uma comida, de uma flor, de um doce. E cada um relaciona o cheiro a um momento, e é por isso que o meu cheiro do Natal não é o mesmo para todo mundo. Tudo bem, vai, você pode até rir de mim e do meu cheiro de Natal, mas tenho certeza de que aí bem no fundo, há alguma lembrança esperando para ser despertada por um cheiro que você a muito tempo não sente! Enquanto isso, eu continuo andando pelas ruas, que são cheias de Cica, sorrindo como uma criança porque tenho ali a sensação de que a minha época preferida do ano chegou!