Livro: Cem sonetos de amor!

03 de dezembro de 2011
você está lendo Livro: Cem sonetos de amor!

livro2

Há certo tempo o Chile tem sido destaque no cenário atual devido às  reivindicações do Movimento Estudantil pela educação.  E, inspirada pelas aparições do Chile, resolvi trazer um dos poetas que mais admiro: Pablo Neruda.

Assim como esses estudantes que lutam por políticas mais justas,   Neruda foi em seu tempo um estudante politicamente ativo e comunista, tendo sido posteriormente consul e senador.  Ele foi um dos mais marcantes poetas latinos com sua poesia que percorreu diversas fases, com temas que vão desde o amor mais profundo até a morte e a desintegração da sociedade e do mundo, passando por denúncias políticas e  desconexão com a realidade.  Tamanho é seu legado que foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1971.

Essa autonomia que escrever poema nos traz faz com que o amor seja um tema recorrente.  A poesia não impõe limites ao sentimento. E Neruda soube como aproveitar isso. Seu livro Cem sonetos de amor aborda as possibilidades da palavra amor, expressando a diversidade e significação que essa palavra pode ter. O livro é divido nas quatro partes do dia: Manhã, Meio-dia, Tarde e Noite. O tipo certo de livro para carregar no bolso e, no meio do dia, dar uma escapadinha para ler palavras tão belas e sensíveis sobre esse sentimento tão intenso e tão estranho a todos nós.

A editora L&PM tem o livro na versão de bolso por apenas R$11,00 no site da Saraiva!

CURIOSIDADE: O compositor Peter Libierson, filho da bailarina  Vera Zorina (que foi a segunda esposa de Balanchine – informação extra para as amantes do balé) musicou alguns dos poemas de Neruda em um trabalho chamado Neruda Songs , que é belissimo. Fica a dica para quem gosta de ópera e música!