Guia da primeira tatuagem!

13 de outubro de 2011
você está lendo Guia da primeira tatuagem!

minha-primeira-tattoo

Semana passada decidi que faria minha primeira tatuagem. Completo 18 anos em breve, e como essa foi mais ou menos idade imposta pela minha mãe, resolvi adiantar alguns meses e ir até um dos melhores tatuadores  da cidade (Daniel Costela) saber um pouco mais sobre como funciona todo o processo. Pra facilitar, levei no celular alguns desenhos como inspiração, e tirei algumas dúvidas básicas. Marcamos a sessão para hoje, quinta 13/10, e logo pela manhã, fui com o meu namorado e uma amiga.

O processo foi super tranquilo, doeu bem menos do que eu imaginava e gostei muito do resultado.  Sempre tive vontade de fazer uma tatuagem, e achei que esse era o momento certo já que em breve, muita coisa vai mudar por aqui. Quero dizer, acaba de vez essa fase de morar na casa dos meus pais e cursar o ensino médio e começa a vida independente de faculdade/trabalho em São paulo. Mas não é só essa liberdade que a tatuagem representa. Como eu comento no vídeo a seguir, quero que os movimentos desses pássaros me lembrem que independente do que aconteça, estarei sempre livre para tomar novas decisões, e deixar o que não me faz bem, no passado.

Quando comentei no twitter (você já me segue por lá? @depoisdosquinze) sobre a tatuagem, muitas leitoras pediram que eu gravasse os mínimos detalhes desse momento! No começo fiquei com medo das minhas possíveis caretas bizarras de dor, mas depois, resolvi atender ao pedido e levar uma câmera.  Ficou curiosa? Então assiste aí.

Aposto que vocês ficaram loucas de vontade de correr no tatuador também né?! Já imaginando isso, resolvi colocar nesse post as tatuagens mais bonitas que encontrei enquanto pesquisava o desenho da minha. Pretendo fazer algumas delas em breve (que minha mãe não leia isso!).

tatuagens-delicadas-para-meninas

HISTÓRIA

Apesar de geralmente associada à juventude – rebelde, a tatuagem é uma forma de expressão que vem dos povos mais antigos do seu livro de história. Ao longo de sua existência, representou a arte e o modo de vida de diversas sociedades ao simbolizar momentos históricos. Em 1769, o inglês James Cook (o mesmo que “descobriu” o surfe) e sua tripulação ficaram encantados ao chegar ao Taiti e ver a população local coberta de desenhos em vez de roupas. Esta viagem de Cook é um momento célebre na história da tatuagem.

tatuagens-delicadas-femininas

Foi ele quem inventou a palavra tattoo (tatuagem), em inglês. Em seu diário de bordo, ele escreveu que os habitantes exibiam “suas tattoos com muito orgulho”, batizando a técnica com o nome pelo qual ficou conhecida. Tattoo deriva do taitiano tatau, que significa marcar. Tatau também seria a onomatopéia para o ato de tatuar-se, na qual tat seria o barulho do instrumento que perfura a pele e o au o grito de dor da pessoa sendo tatuada.

Felizmente, hoje em dia, a tatuagem em geral tem um papel diferente: É uma maneira para expressarmos nossos sentimentos, personalidade e até para marcar determinados momentos da nossa vida.

tatuagens-femininas

O PORQUE DE TANTO PRECONCEITO

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen” também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituiçã oda cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade.

tatuagens-para-mulheres

A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas. Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.

tattoo-for-woman

EU POSSO FAZER?

Se você assim como eu tem menos de 18, antes de qualquer coisa, deve conversar com os seus pais e levar no profissional que for fazer a tatuagem, um documento que comprove a autorização. Acredito que fazer algo contra a vontade dos seus pais e arrumar um motivo de briga não é nada legal! Por isso, força e use todas as armas para convencê-los. Comigo deu certo a “Mas Pai, você também tem…”! :P

tattoo-pretty

É sempre importante lembrar também que existem estúdios “de fundo de quintal” que trabalham de qualquer forma e isso pode acarretar muitas doenças e inflamações. Por isso, pesquise bastante, converse com pessoas que já fizeram e escolha o melhor da sua cidade.

Preciso que pensem muito antes de fazer a tatuagem, ok? Estamos falando de um desenho que vai estar com vocês pelo resto de suas vidas. Não caiam nessa de modinha. Façam apenas algo que realmente tem um significado especial. Imaginem que daqui a uns 50 anos, quando seus netos perguntarem sobre o desenho, vocês vão poder contar e sentir orgulho disso.

famous-girls-tattoos

Espero que vocês tenham gostado do post e que ele tenha ajudado de alguma forma quem está planejando fazer uma em breve. O vídeo não ficou lá essas coisas, mas gravei com carinho para que vocês acompanhem com detalhes um dos momentos mais incríveis da minha vida :-)

Ps:  Tem alguma pergunta? Segue lá no twitter @depoisdosquinze que a gente conversa mais sobre o assunto!