você está lendo E se não existisse internet?

E se não existisse internet?

Na última semana, a web ficou cheia de maçãs mordidas e corações partidos. Um dos maiores gênios da informática perdeu a luta contra o câncer e deu adeus à vida, e todo mundo deu seu jeito para homenageá-lo. Steve Jobs deixou um legado gigante e muitos fãs ao redor do planeta. Mas nem só quem é fascinado por informática tem o que agradecer e homenagear. Num mundo globalizado onde vivemos, é quase impossível não ter contato com algo relacionado à informática, salvo em algumas culturas. Mas se você está lendo isso, com certeza não faz parte da exceção. Assim como Jobs, outros tantos pensaram e fizeram coisas incríveis que permitem hoje que desfrutemos dos nossos amados computadores.

É nessas horas que a gente para pra pensar: e se não existisse computador ou internet? É claro que daríamos um jeito de nos comunicar, assim como sempre foi antes dele existir, mas será que compartilharíamos tantas coisas com o mundo inteiro, assim como fazemos pela internet? Se não fosse por ela, você acha que saberia como é a vida de uma adolescente do Japão? Ou teria a chance de conversar com alguém que mora na Austrália? Ou ainda conhecer uma banda independente da Noruega? Poderia até acontecer, mas que seria difícil a gente tem certeza. Outra certeza é de que os milhares de artistas incrivelmente talentosos que se revelaram pela internet possivelmente viveriam com a frustração de ninguém ter ao menos visto seu trabalho. Cantores, músicos, escritores, dançarinos, humoristas, muitos são os que devem uma vida à internet. E nós, simples usuários da rede, e dessa coisinha chamada computador, devemos ainda mais. Hoje em dia, quem tem acesso à internet tem acesso a informações sobre tudo, e qualquer coisa. Antigamente, tirava nota boa quem pesquisava da Barsa, uma coletânea gigantesca – e pesada – sobre muitas coisas do mundo. Quem não tinha dinheiro pra comprar, tinha que pedir emprestado, ou passar horas na biblioteca procurando. Hoje, ela foi abolida por uma coisinha chamada Wikipédia, informações sobre um mundo inteiro e o melhor: cabem dentro da tela do seu computador. Depois disso, alguém ainda tem dúvidas da importância dessas invenções na nossa vida?

É comum vermos nossos pais, ou avós, se encantando com uma simples chamada com vídeo, ou uma apresentação de PowerPoint, e não podemos culpá-los por isso. Alguns anos atrás, havia quem duvidasse de que em tão pouco tempo, a gente poderia estar conectado com o mundo inteiro tão facilmente. Poder participar dessa geração é uma grande honra para nós, não acham? Steve Jobs foi uma importante página na história da tecnologia, e cada um de nós, de certa forma, também faz parte dela.