Compulsão Alimentar

23 de setembro de 2011
você está lendo Compulsão Alimentar

compulsão-alimentar

O hábito de desejar comida mesmo sem estar com fome pode ir muito além do que pensamos (ou da gula, como dizem por aí). Comer excessivamente e compulsivamente pode ser sinal de um transtorno já conhecido, mas pouco difundido que é a ‘Compulsão Alimentar’.

Esse transtorno é caracterizado principalmente por ingerir comida em excesso sem a menor fome e comer até sentir-se desconfortável ou sentir-se agoniado. A pessoa que sofre desse problema esconde os hábitos alimentares por vergonha e pode também esconder a comida depois de um ataque voraz, além de, provavelmente, se sentir mal com a própria aparência e sofrer com a baixa auto-estima. Diferentemente de quem sofre bulimia, a pessoa não ‘expulsa’ a comida ingerida. Pelo contrário! A comida pode funcionar muitas vezes como escapatória dos problemas e do stress que a pessoa é submetida diariamente, porém, logo após o ataque, a pessoa se sente culpada e extremamente desconfortável.

E o tratamento? Só um profissional qualificado poderá fazer o diagnóstico e se for constatado de que é esse transtorno alimentar, a pessoa encontrará uma variedade de opções de tratamento podendo ir de terapias a grupos de apoio (tudo dependerá do grau em que o transtorno se encontra na pessoa).

Se acha que conhece alguém que sofre de algo assim, procure ajuda da família ou converse com a pessoa. Compulsão alimentar é coisa séria. Vale à pena tentar ajudar e quanto antes, melhor!

(Saiba mais sobre o assunto aqui)