você está lendo Ex amor e agora amigo… É possível ser amiga do ex?

Muita gente vai dizer que não. Muitas afirmam que ex bom é ex morto, porque se fosse bom mantê-lo em sua via, ele não teria virado ex. Mas será que só porque duas pessoas não deram certo como casal, elas não podem dar certo como amigos?

Eu sou amiga de todos os meus ex. Com alguns no começo foi bem difícil, com outros foi fácil porque juntos percebemos que não fomos feitos um para o outro, mas que isso não significava que deveríamos nos tratar como estranhos á partir do momento em que o relacionamento acabou.

Existe uma receita?

Nem sempre é fácil, na maioria das vezes é difícil mesmo. Daí tudo vai depender do motivo do término e de que forma o fim afetou cada um de vocês.

Há aqueles casos em que uma das partes sempre sai mais magoada do que a outra. Ou porque não aceita o fim, ou porque o fim envolveu traições e mentiras. Nestes casos, obviamente virarem amigos esta fora de cogitação. Talvez com o tempo, quando ambos estiverem curados e a mágoa não criar um abismo entre vocês, a amizade aconteça de forma natural.

Apenas amigos?

Também é preciso saber se a sua intenção é apenas manter contato com aquela pessoa que sabe tudo sobre você e esteve do seu lado em momentos que outras pessoas não entenderiam, ou se a amizade parece apenas o caminho mais fácil para reconquistar o ex.

A expectativa de que ser aceita na vida do ex como amiga pode levar a algo maior do que isso pode gerar muita frustração e no fim, resultar em mais mágoa e no segundo rompimento de vocês: o fim da amizade.

Ainda gosto dele?

Manter a amizade não foi ideia sua, mas ele insiste que devem tentar. Você aceitou o fim do relacionamento, mas ainda gosta dele e toda vez que se vêem é como abrir ainda mais a ferida. Dê tempo ao tempo. Diga que entende e respeita a decisão dele de por fim ao namoro, mas que você ainda gosta dele e para que possa seguir em frente, precisa de um tempo só para você.

E quando ele não percebe que é só amizade?

Também pode acontecer do ex querer se aproveitar da condição de amigo, para iniciar outro tipo de relacionamento: o sem compromisso. Dois amigos que tem um passado amoroso juntos e se encontram esporadicamente para matar a saudade. Se você não esta confortável com esta situação, o melhor é o afastamento.

É claro que existem casos e casos e manter a amizade com o ex depende de como foi o término e como esta seu coração no momento. Também não estamos falando de se tornarem melhores amigos, fazerem todos os programas juntos, passar o dia no MSN e as noites ao telefone. Estou falando de manter contato, trocar e-mails esporádicos, bater papo quando encontrá-lo por acaso, porque de um ponto de vista otimista, não vejo porque excluir da nossa vida uma pessoa que dividiu conosco tantos momentos bons ou não, que nos conhece bem e que nos deixa tão confortável em sua presença, só porque como casal, as coisas não funcionam mais.

Afinal, só porque acabou significa que não foi bom e vocês não têm mais nada em comum?