você está lendo A edição por trás da fotografia!

Trabalhar na edição de fotos não é sempre tão fácil quanto simplesmente aplicar uma action. É claro que quem não usa as fotos como instrumento de trabalho como em ensaios, fotografia de produto ou editoriais não precisa se dar ao luxo de ir além das actions ou do simples brilho/contraste, mas é interessante saber de onde vem a edição da foto que você amou naquela revista.

01) ANALISAR.
A primeira coisa a se fazer é analisar a foto original; observar como foi tirada, a iluminação, se as cores estão bem destacadas ou não, se você quer manter um pouco da aparência original, ou não.

02) CORTAR.
Se necessário e se você quiser, depois de analisar é a hora de cortar sua foto. Você vai parar pra testar os cortes e ângulos (virar a foto) e assim poderá descobrir uma grande quantidade de variadas pra usar. Essa é uma dica legal pra quem só tem uma foto e precisa fazer muitas coisas diferente com ela. Cortando de varias maneiras, ela pode se transformar em muitas! É importante lembrar que pra ter liberdade na hora de cortar  apenas o rosto numa foto de corpo todo (por exemplo), você precisa estar de olho na resolução que usou, recomendo de 5 a 8 megapixels. Assim você pode fazer e desfazer e não perder a qualidade em nada.

03) IMPERFEIÇÕES.
Depois que você tem a foto no formato que quer, é a hora de trabalhar nas imperfeições. E isso não se limita apenas à espinhas! Existe muito mais pra ser pensado, como fios de cabelo ou manchas nas roupas, algum papel de bala na grama, e é claro, eles, os pequenos ajustes no rosto (eu disse pequenos hein!). Esse de fato é o momento certo pra tirar as imperfeições da foto. Evita que você faça tudo e depois resolva cortar a foto (perdendo tempo em uma coisa que não vai ser usada), ou que aplique um efeito, tire as imperfeições e depois se quiser alterar esse efeito vai ter que refazer tudo.

04) EFEITOS.
As famosas actions estão aqui, mas não estão sozinhas. Elas são pequenos conjuntos de efeitos do photoshop e quem a criou teve que saber mexer no contrase, cor seletiva, curvas, matiz/saturação, exposição, todos eles recursos que o programa oferece (ficam em Imagem > Ajustes). É interessante começar a fuçar pra aprender como trabalhar com essas opções. Com o tempo, você vai conseguir fazer bons efeitos manualmente, e o melhor, efeitos seus, sem a ajuda da action já pronta e criada por outra pessoa.

05) SALVAR.
O Photoshop te dá uma opção na hora de salvar as fotos em JPEG, já reparou? Ela te pergunta em qual qualidade você quer que a foto fique (de 0 a 12). Isso vai depender de pra onde essa foto vai. A qualidade máxima é sempre melhor, mas às vezes a foto pode ficar bem pesada, e qualidades como de2 a 6 não são aconselhadas porque vão ficar cheias daqueles quadradinhos horriveis de fotos com má resolução. Eu, particularmente dou a dica para salvar na qualidade 10 quando precisar de uma foto mais leve e ainda com qualidade. A diferença de 10 pra 12 não é muito aparente e diminui quase pela metade o peso da foto na memória do seu computador.

Agora você me pergunta: Mas como faz esses efeitos manualmente? Como arrumo imperfeições nas fotos? Qual ferramenta eu uso pra cortar? Essa foi apenas uma introdução. Nas próximas semanas vou tentar ensinar tudo mais detalhadamente pra vocês! Esse post foi uma sugestão da Amanda Amorim, quer a sua aqui também? Comente nesse post ou me mande no twitter! (@zfeelings)


Fotos: Shattered Infinity, Tumblr.