você está lendo Dúvidas frequentes de edição!

Vira e mexe recebo dúvidas por email e comentários nos posts sobre onde baixar, como instalar, como mexer no Photoshop ou mesmo como trabalhar com as tão famosas actions. Hoje eu vou tentar esclarecer todas essas dúvidas sobre o mais famoso editor de imagens. Desde sempre existe esse tabu de que é super difícil instalar, registrar, enfim, ter o Photoshop em casa, mas pelo menos eu sempre achei bem simples, como qualquer outro programa desses que você tem aí na sua Desktop.

Vou ensinar como instalar a versão CS3 do Photoshop, que até ontem era uma versão bem atualizada, tanto que ainda haviam pessoas que usavam a versão CS2! Mas recentemente as versões CS4 e CS5 saíram, porém são bem mais pesadas e, – segundo as opiniões dos usuários por aí – bem mais difíceis de usar. Na minha opinião, o CS3 é a versão ideal pra você que não quer pesar seu computador e não precisa dos recursos mais sofisticados que as novas versões disponibilizam.

ONDE BAIXAR?
Os links que você encontra hoje na internet sempre falham e uma hora ou outra acabam expirando, por isso resolvi hospedar o Photoshop no MultiUpload (nesse link). Clique em Direct Download e faça o download normalmente e salve na pasta de mais fácil acesso possível.

COMO INSTALAR?
Essa versão é uma versão portátil, ou seja: bem leve, não precisa de tradução e nem de serial. Não tem erro: Abra o arquivo que você baixou, espere instalar normalmente, e quando aparecer uma tela preta com algumas opções: digite 1, aperte ENTER e depois que uma mensagem (que você não precisa entender o que quer dizer) aparecer, apenas feche a janela e pronto, Photoshop instalado, em português, e pronto para ser usado!

O QUE SÃO ACTIONS?
As actions são pequenos arquivos do Photoshop que contém os efeitos que você tanto deseja nas suas fotos. Elas foram criadas para poupar o tempo de quem queria fazer exatamente a mesma coisa em um ensaio fotográfico inteiro, por exemplo. Com as actions, horas de trabalho de edição foram reduzidas a minutos.


COMO USAR AS ACTIONS?
01. Primeiramente você deve baixar e descompactar (se estiver compactado, é claro) o arquivo que contém a action (eu recomendo o WinRar). É super fácil usar programas descompactadores, basta clicar com o botão direito no arquivo e ir em (Extrair Aqui). Aparecerá uma pasta, e dentro dessa pasta estará sua(s) action(s) (sempre no formato .atn). que podem vir acompanhada de imagens de antes/depois e outras coisas, mas isso você ignora.

02. Abra o Photoshop, e arraste a(s) action(s) até a janela do programa. Ela aparecerá automaticamente na aba actions do programa. (Se essa aba não estiver aparecendo, procure na barra superior do Photoshop a opção Janela > Ações (Window > Actions em inglês).

03. Abra a imagem que você deseja editar. Na aba de actions estarão listadas todas as que você arrastou para o programa. Procure o botão de play (um triângulozinho deitado) e veja a mágica acontecer!

Observação: O Photoshop original e pago (aliás todo programa pago) tem suas vantagens em questão de desempenho. Então se você prefere, procure como comprar seu photoshop no site da Adobe. Além dele, existem uma série de outros aplicativos da empresa para as mais diversas criações: vetores, videos, documentos, criação de sites, etc. Vale a pena dar uma olhada!

Confesso que da última vez que ensinei, compliquei um pouco na quantidade de links diferentes e confusos e as dúvidas não cessaram. Espero que dessa vez elas vão embora de vez! Mas se ainda persistirem, podem perguntar aqui nos comentários ou mesmo no twitter (@insira1user)!

Foto: WeHeartIt. Explicação de como usar actions: Bruna Vieira, (adaptado).