você está lendo Como se comportar nas redes sociais!

De um tempo pra cá, a  internet se tornou muito mais do que uma simples ferramenta de auxilio escolar ou diversão. Com o surgimento e popularização das redes sociais (aka twitter, orkut, facebook…), um mundo paralelo de interação e conexão começou a fazer parte da nossa vida. Fato é, que hoje em dia as redes sociais se tornaram mais do que fundamentais no nosso dia a dia. Duvida?

1 – Você se lembra do que fazia na internet antes do twitter/orkut/facebook?

2 – Qual o primeiro site que você entra quando liga o computador?

3 – Quantas informações você já compartilhou hoje na internet?

Muito cuidado com o que você escreve

Escrever e apertar Enter não é uma tarefa que precisa de muita coragem. Mas, é muito importante que tenhamos desde já, o cuidado de pensar muito bem antes de compartilhar certas coisas na internet. Parece clichê, mas ao entramos no orkut e respondermos um scrap, por exemplo,  não temos noção da quantidade de pessoas que podem ter acesso a essas informações. É uma espécie de janela aberta, que dá direto para sua vida profissional, ou até mesmo sentimental.

Não pratique bullying

Sei que cada um tem o direito de expressar sua opinião, mas sou totalmente contra quando isso agride outra pessoa. Pode parecer engraçado no começo, mas aos olhos alheios, isso é realmente muito feio, tanto que é crime.

Amor na rede

Sério que ainda tem gente que cai nessa de mandar foto para o namorado? Pois é, parece inacreditável, mas tem uma cambada de menina que comete esse erro por aí. Depois que o amor acaba, o cara sempre esquece das promessas e você sem querer, acaba ficando na mão de uma pessoa que já não tem mais nada a ver com você.

Outra coisa que eu sou super contra é humilhação. Ele terminou com você? Ótimo. Respire fundo, atualize tudo e finja que tudo aquilo não foi nada para você. Já falei várias vezes aqui no blog, e volto a reptir: Homem não gosta de mulher que se humilha, eles gostam é de mulher independente, que é forte e sabe de virar sozinha.

Profissional

Se você trabalha em alguma área da internet, ou divulga o seu trabalho nela, vale tomar mais alguns cuidados especiais:

– Não roube as ideias dos outros. Cite suas fontes. Plagiar é muito feio.

– Tente não falar tanto palavrão. Para os seus amigos isso pode ser divertido, mas para as empresas ou seus clientes, isso pode ser imperdoável. O que você diz na internet, representa o que você é na vida real.

– Faça o maior número possível de amigos da sua área. O twitter ta aí pra isso não é mesmo? Siga pessoas influentes, busque informações bacanas e tenha sempre ótimos contatos.

– Não pratique spam (aquela coisa chata copy cola pedindo favor e divulgando coisas chatas).

– Tenha uma página no seu site ou em qualquer outro lugar, com as suas conquistas. O clipping é muito importante para que as pessoas vejam o seu trabalho com outros olhos. (O meu fica no perfil aqui do blog)

Ps: Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma “gíria”, que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

Organização

Confesso que na vida real, não sou uma pessoa muito organizada. Mas virtualmente, gosto de deixar tudo bem claro. Parece bobagem, mas isso faz toda diferença quando alguém quer te achar na internet ou saber sobre a sua vida/seu trabalho.

Foi através das redes sociais que divulguei e fiz o blog se tornar o que é hoje. Por isso sei da importância de tudo isso na minha vida pessoal e profissional. Espero isso tenha ajudado de alguma forma.

Qual dica você dá para quem começa hoje nas redes sociais? Comenta aí.