Amor platônico?

11 de março de 2011
você está lendo Amor platônico?

Tumblr_lhw39scybt1qep2vko1_500_large

Responda rápido: Já se sentiu atraída pelo professor, por um garoto mais velho ou até mesmo pelo ídolo? Aquela atração que te fazia querer estar sempre por perto, chamar a atenção sempre que podia ou no caso do ídolo, se enfurecer porque este está com outra mulher? Aposto que pelo menos a maioria de vocês respondeu sim para essas perguntas.

Esse sentimento, mesmo que às vezes nos confunda, é extremamente normal de acontecer em adolescentes, exatamente porque estamos passando por uma fase onde nossas relações de afeto e amor ficam mais explícitas. Essa pequena confusão que se passa na sua cabeça em relação a isso é chamada de amor platônico e na maioria dos casos tem mais haver com admiração ou idolatria do que com o amor, propriamente dito.

É como quando nos apaixonamos pelo nosso professor: aquele moço bonito, inteligente, que está sempre a nossa disposição e assim, por sua vez, vem te conquistando cada vez mais. Na verdade, isso tudo que você sente aí é uma admiração enorme por ele até porque ele pode ter uma namorada e ser muito mais velho, o que o faz ter gostos completamente diferentes dos seus.

Ou é como quando derramamos lágrimas e afirmamos com todas as letras que amamos o nosso ídolo: aquele ator/cantor/famoso que está sempre ali diante da mídia, que aparenta ter uma vida perfeita e que te desperta um sentimento de “falsa paixão”.

Alguém que sofre desse tipo de amor pensa na pessoa na grande parte do tempo e apesar de saber que isso não pode se tornar algo concreto, ela idealiza modos viáveis ou até mesmo irreais para tal realização. Pode não ser impossível e existem diversos casos que nos provam o contrário, mas estes como são extremamente raros nos faz crer que amores platônicos vão e vêm com o tempo, exatamente porque você não sente o lado real da situação. Você sente o lado imaginário. E essa sensação nos ajuda cada vez mais no nosso próprio crescimento e daqui a uns anos você poderá lembrar-se disso como parte de uma lembrança gostosa da sua adolescência.

Amores platônicos, assim como os diversos outros amores que existem, fazem parte de toda a vida e representam uma parcela muito importante na nossa adolescência. Se acha que está te prejudicando, procure ao máximo evitar tais pensamentos e peça ajuda a alguma amiga. Quem sabe ela não te apresenta um garoto bem próximo de você que te faça perceber que não vale à pena lutar por algo tão irreal? Aposto que existem milhares de garotos só esperando uma oportunidade sua.

É como eu disse: Amores platônicos vêm e vão aos montes em toda sua vida, por isso não se preocupe: Ele passa mais devagar ou mais rápido, mas passa. Entendeu?