Fotografia: Light leaks

22 de outubro de 2010
você está lendo Fotografia: Light leaks

Hoje, antendendo a sugestões de vocês, vamos entender um pouco mais sobre um dos termos mais conhecidos da fotografia analógica, os light leaks. A tradução pro nosso português é ‘vazamentos de luz’, e eles não são nada mais nada menos do que aquelas manchas vermelhas, laranjadas e amareladas que sempre apareciam nas suas fotos antigas. Na verdade, esses vazamentos são de fato acidentes que acontecem com sua câmera analógica, quando sem querer você abre aquela tampa onde o filme fica.

A luz entra naquele espaço e acaba de certa forma “queimando” o filme, mas como quando isso acontece nós fechamos rapidamente essa tampa de volta, o resultado é apenas uma mancha, e não a foto inteira, ou todas as fotos do filme. Por ser um acidente, muitos criticam esse tipo de efeito, mas na verdade ele só está ganhando mais espaço hoje em dia, principalmente entre nós, fotógrafos adolescentes e amantes das fotos a la weheartit. Quando eu descobri isso tudo, fiquei louco pra tentar fazer o efeito artificialmente, no photoshop. No início foi um desastre, mas com o tempo as coisas melhoram. Vou mostrar meus dois jeitos de conseguir os tons certos, e uma dica que vai ajudar a parecer mais real.

01) Degradê e Pincel
Depois de editar sua foto, crie uma nova camada de degradê que vá do vermelho (não muito forte, um vinho de preferência) até o transparente. Ajuste o ângulo do degradê e o tamanho. Depois é só colocar coloque essa camada no modo de mesclagem divisão e pronto! Você pode fazer o mesmo, mas use um pincel esfumaçado e pinte com o vermelho nos cantos da foto, onde achar que fique melhor. Veja o print.

02) Texturas
O deviantart disponibiliza poucas texturas desse tipo, mas as que tem ajudam e muito. É só vir aqui, abrir cada uma, salvar, e quando aplicar na foto, coloque no modo de mesclagem divisão, como no caso acima.

03) Dica
O mais importante pra fazer esse efeito é saber do que estamos falando, se você não sabe, dê uma olhada aqui. Agora fica fácil. Faça os efeitos pensando nessas fotos, tente copiar os mesmos tons, faça de tudo pra ficar parecido, pois apenas colocar um degradê laranjado não vai te dar o resultado esperado.

Esse é um só um dos posts sobre o que está ~na moda~ no mundo da fotografia, porque em todo mundo existem tendências, por que o da fotografia ficaria de fora?