você está lendo Cinco maneiras de fazer um recomeço ser mais fácil
Foto: Mattia Bottero

Foto: Mattia Bottero

Recomeços sempre são complicados. Às vezes, ao encarar um novo start, é fácil ficar desmotivada e achar que não há mais fôlego e força para fazer tudo de novo – ou tudo novo. Mas a força sempre está dentro de nós, guardada em pequenos bocadinhos e pronta para ser colocada à prova. Uma oportunidade de fazer tudo diferente, afinal, é algo bom, sim! Mas como agarrá-la e deixar as coisas fluírem sem se agarrar ao que passou? A gente tem algumas dicas…

recomecos (4)

  • 1. Mude o seu cenário, começando por coisas pequenas

Se você mudar as coisas que estão ao seu redor, isso com certeza vai acabar refletindo aí dentro também. Você agora tem a chance de ser uma nova pessoa, então dê o seu melhor para isso! Pode ser uma decoração de quarto, um caminho alternativo, um curso diferente – mesmo que online, de noite. Você pode começar, por exemplo, criando uma playlist sem as músicas que você ouvia na sua antiga fase. Coloque ali outras bandas, outros artistas e explore tudo isso nos perfis de pessoas que tem gostos diferentes do seu – peça indicações para quem você não costuma conversar muito!

source

  • 2. Acostume-se a pensar em outras questões

Coloque o foco em coisas nas quais antes você não pensava. Como? Cerque-se de novos assuntos e traga-os para o centro da sua vida. Já que você está mudando, então também pode enxergar um novo futuro e se imaginar, quem sabe, morando num lugar diferente lá na frente ou até mesmo trabalhando por algo inovador em sua vida. A gente sabe que em algumas situações não dá para mudar tudo no presente, mas com pequenos passos você chega lá!

recomecos (1)

  • 3. Quando voltarem as memórias do passado…

As memórias nos pegam quando menos esperamos e às vezes isso traz uma sensação ruim, inoportuna. Aceite que isso acontece mesmo e vai voltar a acontecer – é normal. Quando essas lembranças passarem pela sua mente, aceite-as, entenda-as e deixe-as irem assim como vieram. Pense que você tem domínio sobre as suas emoções e por mais que fique triste ao se lembrar delas, é passageiro – e você não precisa se apegar. Liberte, respire fundo e saiba que quem viveu aquilo é uma você que já não mais existe. Passou. Volte sua atenção para o que estava fazendo antes. Está tudo bem de novo.

recomecos (2)

  • 4. Enxergue a sua vida como uma série

É uma nova temporada da sua personagem favorita, a protagonista maior: você. Percebe como é bom ter uma oportunidade de seguir em frente? A série da sua vida poderia continuar sendo o que era antes, sim, e ter um final feliz. Mas não é muito mais gostoso quando rola um plot twist e o enredo surpreende a gente, mudando tudo de cabeça para baixo e deixando a história ainda melhor? Você vai chegar neste ponto, então tenha calma e reforce esse novo andar. São só os primeiros episódios, aqueles difíceis, mas logo passam e vão trazendo toda a diversão.

recomecos (3)

  • 5. Liste diariamente as suas oportunidades

Quais são as suas pequenas oportunidades diárias? Ao se reinventar, elas podem ser grandes, desde que você valorize cada momento. Um término de namoro pode trazer uma proximidade maior com a sua família, uma amizade que chegou ao fim pode trazer novos amigos, um final de faculdade (que pode parecer um pouco desesperador) pode te fazer começar, aos poucos, um projeto. Tudo isso surgirá através de pequenas ideias durante o seu dia – anote tudo, isso pode ser uma brecha para o novo.