você está lendo Cinco dicas que irão acender a sua criatividade

criatividade-1

Oi, criatividade, você vem sempre aqui? ;) Se ela pudesse responder, você até saberia a resposta: nem sempre. Porque a doidinha, de fato, às vezes fica um pouco sumida e dá um certo trabalho correr atrás dela, trazê-la para as nossas vidas e aplicar seu poder nos desafios do dia a dia. Resolvemos, então, listar cinco coisas que fazemos para que a inspiração volte a se manifestar e nos presenteie com muitas e muitas ideias!

  • 1. Saia!

Parece clichê, soa como um clichê e você sabe bem: até é! Mas também é muito real e não adianta: se você já tentou sem sucesso resolver um problema, inventar algo ou fazer aquela ideia surgir, pare o que está fazendo e saia agora. Tente de fato sair de casa mesmo, dar uma caminhada e respirar novos ares. Às vezes, tudo o que está te impedindo é exatamente a estagnação, e ficar se forçando a fazer algo surgir disso nem sempre é o melhor caminho. Dar uma pausa de no mínimo uns 30 minutos pode ser ótimo! :)

criatividade-4

  • 2. Leia muito – e de tudo

A leitura é super importante. Disso a gente já sabe! Afinal, somos todos feitos de uma construção imensa de referências – portanto, as nossas novas ideias também! Everything is a copy of a copy of a copy – já diria a frase famosa e, não, isso não quer dizer que você terá que copiar algo que já existe, mas abrir o seu leque de assuntos e estar com a mente desbloqueada para qualquer área é algo que só vai acrescentar. Quer um exemplo? Você está procurando inspiração para fazer um CV criativo – e abre um livro de moda, que não tem nada ver com a sua área. Ali, lendo sobre técnicas e histórias, quem sabe você não detecta algo parecido com o ponto de partida do qual você precisa?

criatividade-2

  • 3. Lendo livros relacionados a criatividade

Acabamos de falar sobre leitura de um modo geral, quando os mais variados assuntos podem te inspirar. Mas também tem um tipo de leitura específica que ajuda tanto quanto: que tal ler obras que abordam a criatividade como tema? O livro “A Grande Magia”, de Elizabeth Gilbert, é um deles, e fala sobre como a famosa escritora faz quando precisa se inspirar e como ela enxerga todo este processo criativo. Nós o devoramos em poucos dias e adoramos a forma como nos estimulou a ter novas ideias. Outra sugestão bacana é pesquisar pelos “mais vendidos”, jogando “criatividade” na busca das livrarias online. Você vai encontrar muita coisa boa: leia as sinopses e faça um filtro!

criatividade-5

  • 4. Se envolva nas histórias de suas amigas

Lembra do primeiro tópico? A ideia é válida aqui também, já que agora você vai “sair” da sua própria vida e pensar como o outro. Pois é! Uma coisa bem legal de fazer é buscar novos assuntos além dos que te cercam: se você está procurando inspiração para um texto de amor, ao conversar e aconselhar uma amiga, por exemplo, pode ser que sua mente construa algo bem mais empolgante e sólido do que a sua ideia original. por exemplo. Por isso, chamar a migs para um papo de alguns minutos no WhatsApp, saber como estão as coisas e se interessar verdadeiramente pelos assuntos dela não é um break estilo “estou perdendo tempo papeando”, mas algo que pode ser legal até para os seus próprios assuntos e para a sua criatividade! :)

criatividade-3

  • 5. Faça alguns exercícios com papel e caneta em mãos

Que tal recombinar significados? A nossa última sugestão é pegar o papel e a caneta e misturar coisas. Imaginar novos nomes para um filme já conhecido, pegar frases existentes e inventar ramificações com o mesmo significado, procurar palavras e tentar fazer um novo texto com elas, imaginar outros finais para um livro que tenha lido recentemente, procurar saídas para aquele artigo científico que você estudou… Brinque de mudar o que já existe: você vai perceber que sua mente traçará novos caminhos!

E aí, tem mais alguma dica pra nos dar com relação a fazer a criatividade surgir? Conte aqui nos comentários e vamos continuar conversando sobre este assunto! :)