você está lendo Quando a tristeza cresce, a gente fala
tristeza-o-que-fazer

Foto: Els Vanopstal

Lá fora, tudo é sol.

Todos parecem felizes e a vida das pessoas é a representação perfeita desta mesma palavra. Os momentos ruins viram piada e parece que as lágrimas rolam e secam em um instante. O fôlego dos outros sentimentos rouba o lugar da tristeza com muita rapidez.

Para eles, é assim.

Só que não para você. Por aí, tem vezes que os dias ruins terminam e novos dias ruins começam. Por repetidas vezes você vive o seu drama de novo. E de novo. A angústia toma conta do que você faz e é impossível não se deixar levar.

É sufocante. As coisas que possivelmente te confortariam, aliás, já não fazem efeito algum. E então, sem saída, você vê que, na verdade, tem uma janela ali. Você não vai usá-la para escapar dos problemas, essa não é a solução, mas sim para chamar.

Porque, por mais quebrada ou quebrado que você esteja agora, sempre terá o poder de pedir ajuda.

Quando a tristeza cresce, a gente fala.

Tente perceber que engolir a tristeza, lidar com ela todos os dias ou encará-la sozinha – enquanto se machuca mais e mais – não podem ser opções. Opção é aquilo que te faz sair de onde você está, algo que realmente pode contribuir para mudar a sua situação.

Queremos muito te falar para você soltar o que está aí dentro, deixar sair, ver como é importante fazer isso. Perceber o quanto você pode ser corajoso ou corajosa. Isso vai mudar, aos pouquinhos, a sua atual realidade.

Tem jeito.

Precisamos insistir. Mesmo que o caminho seja longo, você dá conta. O futuro quer te levar a um lugar melhor e, ao dizer o que sente e contar com o auxílio do qual você está precisando agora, viver deixará de ser doloroso.

Você só precisa saber que não pode deixar de pegar nas mãos de alguém e pedir ajuda. Aqui há o início de uma empreitada que te levará para cima. E, nela, você não precisa ir sozinha.