você está lendo Amigos são aqueles que te querem por perto
oko

Foto: Reprodução/NSIB

A gente tenta se convencer de que não devemos esperar nada das pessoas. Mas aí, num dia qualquer, pronto: aquele grupo de amigos do qual você pensava que fazia parte está junto… e ninguém te chamou.

Como não esperar nada quando você só esperava o mínimo?

Para você, era só isso. Não precisava de declarações, fotos, marcações ou comentários. Mas vocês sempre estão se falando, não é? Então! É só o tempo passar um pouquinho que lá vem uma lanchonete, um cinema, um barzinho, uma balada e, infelizmente, com as redes sociais, você não está presente, mas está assistindo a tudo de camarote, de longe.

Como não esperar um pouquinho de consideração?

E o pior é que não rolou briga nem nada do tipo. Foi de um dia para o outro que você se viu sendo desligada de algo do qual jamais imaginou sair.

Aí você para e pensa se o problema não está em você, porque, afinal, não parece ser uma questão de esquecimento. Será que foi algo de errado que você falou na última vez? Será que você não é uma companhia tão bacana assim? Ou será que são eles que concluíram que você não merece participar do grupo?

São tantas as dúvidas que se torna impossível não ficar para baixo. Você até pensa se não é uma certa infantilidade da sua parte, mas sei lá, é que você realmente os considerava e por isso a situação magoa tanto, não é? Dá vontade de ir lá perguntar, mas você sabe que seria estranho. Também dá vontade de se isolar, mas você, de certa forma, já ficou meio sozinha, mesmo. E nem sabe o porquê…

Afinal, por quê?

São tantas possibilidades. Só que, depois de repassar cada momento em sua cabeça, você acaba percebendo que o problema não é você. Não pode ser! Afinal, quando estavam juntos, o clima era bom. Então você para de se depreciar – porque não é nada disso.

O problema não está na sua personalidade.

Se eles não fazem questão da sua companhia, ruim para eles. É hora de curtir aqueles que te valorizam e te querem bem e por perto. De aproveitar também a sua própria companhia. É hora de encarar isso como uma coisa boa – um sinal de que você não precisa dessas amizades para continuar. 

Vai chegar o dia em que outra turma bacana andará contigo, lado a lado, e essas questões não passarão pela sua cabeça, porque quando a amizade é de verdade, ela não te deixa sentir o ônus da solidão: aquela parte em que você pensa que está sozinha por ser a pior pessoa do mundo.

Você não é e não vai deixar esse pensamento tomar conta. Está tudo bem. Por enquanto, você sabe que vai seguir assim, – e, ao mesmo tempo, muito bem acompanhada.