você está lendo Nada dá certo na minha vida?
texto-vida

Foto: Reprodução

Sabe quando você não tem certeza se as coisas vão dar certo?

Na semana passada, o nada deu em nada. No mês passado, você não viu nenhum momento incrível acontecer em seus dias. Aquelas histórias de filmes, então, passam muito longe da sua rotina, mesmo que você se esforce para viver uma verdadeira aventura. É neste momento que você para e conclui: nada disso faz sentido.

Então, repensa se está tudo bem, se optou pelo caminho certo – se é que existe de verdade uma tal rota predestinada para cada um de nós. Será que na hora de construir as estradas, a força maior lá em cima, o poder do destino ou seja lá o que for se esqueceu de colocar o teu nome no mapa?

Aqueles memes de quem não se encaixa em nada, opa, eles foram feitos para você, que claramente se identifica com cada um deles:

Um ET que desceu no planeta errado.
O fone de ouvido quando todo mundo curte a mesma música.
Na peça de teatro, o personagem da árvore… em uma floresta desmatada.

Um riso até escapa, é claro, mas, no fundo, a barriga dói assim como machuca quando sente fome. Faz um barulho estranho, como se estivesse oca lá por dentro. É a geladeira que não vê nada além de margarina, por meses a fio. São as despensas vazias, sem nem uma lata de achocolatado pra contar história. É o supermercado que faliu e, em suas prateleiras, não sobrou comida.

O mais difícil é decidir por onde seguir uma vez que você se dá conta do que está acontecendo. Não dá para alugar um foguete, passar o final de semana em Marte e abandonar tudo aquilo que você construiu até aqui. Não dá para fingir que você é outra pessoa, em outro lugar. Tem coisas que a gente até pode querer muito, mas simplesmente não temos poderes de heróis.

Você deu com a cara na porta, bateu o nariz, doeu e não sabe como fazer curar. Sua única escolha, então, é tornar a acreditar.

Fechar os olhos, respirar fundo e recuperar o sentido que você enxergava em tudo o que fazia. Porque, afinal de contas, ao olhar para o lado, você finalmente percebe que não importa se o outro parece melhor ou pior, todos fazem a mesma coisa: vão fundo no que parece certo para eles, mesmo que não tenha pé nem cabeça.

Para alguns, isso dá muito certo. É uma questão de percepção: embora pareça que a pessoa não está com uma vida nada legal, ela segue em frente, não segue? E com um sorriso autêntico no rosto? Então está tudo certo, sim.

Viver, afinal de contas, é uma questão de confiança e foi bem nisso que você tropeçou. Esqueceu de deixar o seu coração te guiar, independente das aparências. Independente dos temores externos que te fazem questionar se ele está certo ou não. Cara, ele está! 

A gente aposta e segue firme, independente do percurso, independente do resultado. Esquecemos de tudo e todos e começamos a achar lindo o que fazemos – e aí, pelo sim ou pelo não, percebemos que é lindo, mesmo. Encontramos a tal felicidade. Saímos da cama e voltamos para as ruas.

Lembramos que as coisas que a gente faz têm toda a graça do mundo, sim. E só, é simples e complexo. Se permita perceber. A sua vida está dando muito certo.