você está lendo Cinco atitudes fáceis para afastar o nervosismo
nervosismo

Foto: Brandon Woelfel

A época de vestibulares, trabalhos e provas finais vem chegando e todo mundo diz que você anda um pouco nervosa. Daquele jeito que nem uma boa barra de chocolate cura, você simplesmente não consegue desviar sua atenção do motivo que te deixa estressada. Calma! Fizemos uma listinha com atitudes simples que vão te ajudar a relaxar os ânimos por aí. São ações bem tranquilas, que farão com que você se acalme e recupere o foco. Vai dar certo!

  • Se jogue no Yoga

O Yoga é uma prática que, além de aumentar a flexibilidade do corpo, tonificar os músculos e nos dar mais energia, ajuda a relaxar a mente e liberar o estresse. São muitos benefícios, né? Isso tudo acontece graças aos movimentos que nos ajudam a concentrar, respirar equilibradamente e tirar da consciência as preocupações. Para praticar, rola procurar um lugar aí perto da sua casa que ofereça aulas, mas também dá pra encontrar canais no YouTube com aulinhas bacanas! Que tal fazer por alguns minutinhos do seu dia?

  • Leia um livro

Largue um pouquinho os livros técnicos ou sobre algum assunto específico: o negócio aqui é ficção! Embarque numa boa obra de fantasia (dica: adoramos os suspenses, eles nos prendem na história e nos deixam doidas, criando mil teorias!) e deixe sua cabeça se teletransportar para o mundo do personagem principal. Você vai ver: assim que começar a se familiarizar com a história, lembrará do enredo o tempo todo e aquilo que te afligia antes ficará em segundo plano!

  • Faça um plano de estratégias

Conhece o Mind Map? É um mapa no qual você vai anotando várias possibilidades, ramificando assuntos e adicionando probabilidades do que pode vir a acontecer com relação a um determinado problema ou pendência. Se você está pensando em algo que simplesmente não sai da sua cabeça e prefere mergulhar no assunto do que esquecê-lo, talvez seja bacana fazer um destes, assim você adquire segurança para lidar com seus afazeres. Coloque o tal assunto no centro de uma folha em branco e, nos lados, puxe possíveis acontecimentos que podem decorrer disso. Depois, embaixo de cada um deles, anote soluções possíveis para o caso de cada uma destas coisas acontecer. Desta forma, você terá tudo planejado! O seu mapa ficará mais ou menos assim. É bom ter as situações sob controle, não é?

  • Faça algo que você não faz sempre

Agora é a hora de fazer alguma coisa que você nunca faz, mesmo que não exista um aparente sentido nisso. Quer um exemplo simples? Desapegue das obrigações por algumas horas e dê um passeio, procurando por coisas que podem te distrair. Brinque no playground do seu bairro com as criancinhas, tente encontrar uma música no cantar dos passarinhos lá fora, conte quantas pedrinhas estão no chão… não importa! O que vale aqui é desviar a sua atenção para algo leve e externo e deixar a cabeça focar nisso.

  • Faça um chá

Se você está indo dormir e o pensamento que te aflige voltou, espante-o com um chá! Sim, faça um bem quentinho de algum sabor que você goste e beba-o antes de dormir. Vai ajudar!

Viu só? São atitudes tranquilas e que poderão te ajudar na missão de ficar com a mente mais relaxada. Esperamos que dê certo! \o/ Aliás, se você tiver alguma sugestão legal para dar pra gente, é só contar nos comentários!