você está lendo Sorrisos que foram guardados
texto-felicidade

Foto: Reprodução

Sabe aquela sensação de quando você abre as portas do seu armário, procura bastante e, por fim, conclui: não tenho roupa?

Desta vez, você bem sabe, a situação é parecida, mas o buraco é mais fundo. Se fosse algo a respeito de moda e passeios, estaria até bom, já que isso se torna imensamente banal perto dos problemas maiores. É bem pior, algo que você percebeu recentemente e parece que não tem mais como evitar.

Você precisa reunir todas as suas forças para se erguer e fazer o que tem que ser feito, só que, ao abrir as portas do seu coração, percebe que não tem mais nenhum sorriso para dar.

Parece que a vida te moldou… As últimas vivências foram te transformando e hoje você está nessa de não conseguir puxar o canto dos lábios de forma natural. Você não sabe mais onde está aquela menina que costumava ser: tudo o que vê no reflexo do espelho é alguém muito diferente.

É por isso que dá vontade de não ir. De ficar e esperar por aqui, porque, afinal, tanto faz.

E tudo é um imenso tanto faz. Para quem não vê graça nas coisas, todas acabam se misturando num imenso limbo escuro e as emoções se confundem. Tal como num sorteio dos números no bingo, você procura pela dezena premiada que haverá de te fazer sorrir: gira e gira a esfera inúmeras vezes, mas ela não sai.

Tudo vem, menos a tal felicidade.

Justamente porque a vontade é algo que não faz mais parte do cotidiano de alguém que não consegue se sentir plena no que realiza. Aliás, você sabe do tanto de coisas pelas quais passou, não é? Será que foi o conjunto delas que te fez ficar assim ou alguma em especial?

E você quer, sim, voltar a sorrir tão facilmente, mas toda vez que tenta, parece que o que sai são apenas risos de fotografia: duros e fixos, tão mecânicos quanto engessados.

E aquelas pessoas que tentam lhe fazer cócegas? Você até aprecia o esforço, mas sabe o quanto a risada é fugaz: ela não dura, não fica.

Porque você, hoje, vive de muitos sorrisos guardados. Mas lembre-se: embora estejam reservados, em algum lugar eles estão. Não foram embora daí e você sabe bem disso, mesmo que seja difícil reconhecer para si mesma. Este fato é extremamente importante, por isso, não se esqueça nunca dele. Até mesmo quando parecer que eles jamais irão voltar.

Entenda o seu momento e reserve-se da maneira que achar necessário, mas espere e, quando a hora certa chegar, recobre a confiança e tente mais uma vez. Abra seus armários mesmo que seu inconsciente grite para deixar a vida para lá.

Por favor, não deixe.

Não canse de procurar.