você está lendo Do que se trata a esperança
esperanca

Foto: Reprodução/Tumblr

Segredo: existem forças meio mágicas conduzindo as coisas.
Eu disse algo novo? Ora, não! Porque disso você já sabia.

Mas você só se lembra destas forças quando alguma coisa dá certo, muito certo. É aquele momento lindo da vida em que a gente para, respira fundo, abre um sorriso do tamanho do mundo e pensa: que incrível é isso tudo que estou vivendo. 

Só que, quando as coisas vão mal, fica difícil recuperar aquela confiança no universo, aquele sentimento de alívio misturado com euforia que nos atinge quando acertamos o gol. Porque, neste caso, a bola passou longe e você continua ali, plantada, procurando a melhor maneira de dar o próximo chute. Como é que a gente faz para lembrar do lado bom da vida quando o cenário é bem diferente?

Não vou te dizer para abrir um sorriso e simplesmente se deixar atingir, como se passasse uma brisa boa em torno do seu corpo. Nada! Porque, neste momento, você não sentirá isso. Muito pelo contrário: esta é aquela hora em que alguns sentimentos conflitantes passam a habitar a sua caixinha de pensamentos: será? Por que? E agora?

E só as mais otimistas conseguem dar um chega para lá nestas aflições todas e encarar a situação com naturalidade e confiança. Para o resto de nós, não há um remédio tão instantâneo para transformar o caos em esperança.

E a tal esperança não é vendida em saquinhos, como uma semente que pode ser plantada em terra fértil. Mas, olha só, ela vive. Só precisamos provocá-la para fazer com que apareça no momento em que mais precisamos.

E como estamos falando de fazê-la aparecer, proponho uma volta ao tempo: já parou para pensar sobre como a esperança surgiu?

Se vivêssemos num mundo perfeito, em que todos tivessem vidas incríveis, a esperança não existiria. Afinal, tudo seria muito maravilhoso, não é? Quando se tem tudo, não se espera nada.

Ela veio justamente no momento em que alguém começou a passar por um momento difícil. Quando tudo ao redor da tal pessoa ameaçava desabar. Este alguém juntou a expectativa de que as coisas poderiam melhorar, sua fé e suas perspectivas para reuni-las num significado só. Eu confio. Eu espero. Não tão de repente, chegou a esperança.

Sim, ela pode se esconder, e de fato o faz com bastante habilidade. Mas está em algum lugar, pois nunca foge. Leve com você esta certeza e lembre-se de que sua presença é real.

Assim você conseguirá ver, de um jeito muito mais fácil, que sempre haverá um espacinho para acreditar aí dentro do seu coração.