Amadurecendo

18 de maio de 2016
você está lendo Amadurecendo
amadurecendo

Foto: Camilla Didriksen

Quando as frutas amadurecem, passam de verdes para sua cor original. Pronto. Como um despertador de celular, sabemos que aquela é a hora certa. Estão prontas. Enfim, maduras.

As pessoas, não. A gente sabe que é a partir de uma certa idade que vamos desenvolvendo a tal da maturidade, mas, você bem logo aprende que certas pessoas, dizem as más línguas, nunca chegam a alcançá-la de fato. Será? Não adianta ver alguém com seus muitos anos de idade e tirar a conclusão precipitada de que, ali, a maturidade já chegou: quem é que vai saber?

Aparentemente sim, mas é no interno que a situação fica um pouco diferente.

Maturidade, enfim, não tem muito a ver com idade.

Se pararmos pra pensar, ninguém é perfeito. Por mais que a gente tente ter atitudes favoráveis todos os dias, não estamos livres dos sentimentos ruins. E o que os ligam ao fator da pouca maturidade é justamente isso: a tal da falta de sabedoria para lidar com eles.

Mas nos esforçamos. Alguns mais do que outros, é claro, afinal não somos infantis, todos? Porque se a gente pensar bem, a maturidade é uma questão de ponto de vista.

Eu posso ser madura para certas coisas, bem como também posso ter um outro lado da moeda – que se recusa a crescer. E, de certa forma, não há problema algum nisso.

O que pega, de verdade, é o fator sinceridade.

Tudo bem a gente não ter a sensatez necessária em determinados assuntos, desde que assumamos isso ou uma outra característica nossa que justifique essa falta. Calma: não precisamos nos explicar para tudo e todos, mas o que acaba atrapalhando as relações é quando disfarçamos ou negamos nossos próprios traços, isentos de responsabilidade ou ponderação.

Se a gente vai pelo caminho da sinceridade, estamos assumindo nossas próprias falhas e erros. Erramos, sim, mas temos total consciência disso. Cedo ou tarde.

Aceitando. Entendendo. Aprendendo.

Porque, desta forma, da falta de maturidade surgirá o próprio desenvolvimento em si. Se temos a compreensão de todos os lados do assunto, seguiremos em frente, sempre crescendo.