você está lendo Cinco coisas que aprendemos com Luna Lovegood

luna-lovegood

Lembro da primeira vez que li os livros de Harry Potter. Até então, a minha personagem feminina favorita era a Hermione. Mas quando a Luna Lovegood apareceu, logo começou um processo de divisão do meu coração. Luna era a abstração na conversa séria, as ideias diferentes em meio ao comum, a falta de preocupação com a opinião alheia e por aí vai. Quando os filmes estrearam, curti muito a atuação da atriz Evanna Lynch no papel de Luna! Estava ali, representada, uma amiga que eu queria muito ter. Anos se passaram, mas continuo me surpreendendo com ela toda vez que dou play nos filmes ou que folheio as páginas dos livros.

Sabe o que aprendi com a Luna?

luna-lovegood-1

  • A amizade não espera nada em troca

Harry, Rony e Hermione sempre foram amigos de Luna, mas foi somente quando visitaram o quarto dela em “As Relíquias da Morte” que se surpreenderam ao ver que, lá, havia o rosto deles e de Gina e Neville pintados no teto, entrelaçados pela palavra “amigos”. E ela nunca cobrou nenhum tipo de retorno com relação ao carinho que sentia! Eu sei, você pode até pensar que rolava um tipo de veneração, mas não vejo desta forma: Luna só representou o amor em seu íntimo e continuou com a amizade da mesma forma que antes.

  • A paciência é uma virtude

Em nenhuma das passagens do livro ou do filme você encontra a Luna estressada! Certo, ela até pode ter lá os seus momentos – todo mundo têm. Mas a verdade é que até quando ela está numa situação tensa ou um pouco mais aflita você não a vê perder o controle. Luna sabe lidar com os limites, tanto os do mundo quanto os seus próprios. Sabe aquela pessoa que respira fundo, sorri com leveza e vai? Ela é assim!

luna-lovegood-3

  • Você não precisa mudar por ninguém

Você é exatamente do jeito que é. Você gosta de si mesma por ser assim. Pronto, é só isso que importa. A opinião alheia não fez Luna mudar, nem por um segundo que fosse, e ela jamais teve vergonha de ter uma personalidade diferente, de suas roupas excêntricas ou dos costumes ditos como estranhos pelos outros. Uma lição de autoestima.

  • A empatia é necessária

Luna ajudava todo mundo, desde quem estava para baixo até quem precisava de seu apoio mais físico, como quando auxiliou o Neville, que estava ferido, a caminhar. A garota sabia se colocar no lugar do outro como ninguém e, mais do que isso, mostrava que mandava bem em ouvir e dividir experiências sem causar dor ao próximo.

  • Vale a pena dar asas à imaginação

A imaginação de Luna não tinha fim! Se ela acreditava em algo, era isso e pronto, e também rolavam aqueles momentos em que ela viajava nos pensamentos e partia numa aventura doida em sua cabeça. E sempre saía algo útil dessa bagunça toda! Não dá pra negar que ela era bem inteligente e sagaz, e o fato de acreditar em coisas extraordinárias e estudá-las pode ter dado uma forcinha na construção de uma personalidade tão incrível!

luna-lovegood-2

Ah! Faltaram duas coisas importantíssimas: com a Luna, aprendi que é bom dormir usando sapatos quando se é sonâmbulo. E que a melhor coisa da vida é um prato de pudim. Haha! #EntendedoresEntenderão!

E você, potterhead, o que aprendeu com a Luna? Conta pra gente nos comentários, vou adorar saber de outras lições que a personagem ensinou!