você está lendo Quando eu decidi construir uma casa

casa-da-bruna

Uma das coisas mais legais de trabalhar compartilhando experiências na internet é saber que de alguma forma tenho amigos queridos espalhados por vários lugares do país. Quando leio os comentários das redes sociais, principalmente do Youtube, sinto que sou sortuda pra caramba por ter tantas pessoas incríveis acompanhando minha trajetória desde o início: nos piores e melhores momentos.

A verdade é que nem sempre eu sei o que tô fazendo, tá? Por exemplo, quando coloquei na cabeça que a melhor alternativa era construir uma casa do zero sem ter absolutamente nenhuma experiência na área. Até tentaram me fazer mudar de ideia, mas eu sou taurina (mesmo depois do tal movimento da terra, tá?) e quando coloco alguma coisa na cabeça nada nem ninguém consegue me convencer do contrário.

Na época olhamos umas vinte casas lá em Atibaia e juro, nenhuma era tão incrível quanto a que estava na minha cabeça. Mentalmente criei uma lista de motivos para provar que todas as pessoas estavam erradas e que eu, a diferentona, mestre de obras e especialista em The Sims, tinha absoluta razão em querer viver essa aventura muitxo louca.

Primeiro fomos em busca do terreno. Essa parte foi bem chata e cansativa. Eu sinceramente não conseguia ver diferença entre eles e todos pareciam caros demais para um pedaço de terra espremido entre uma casa e outra. Depois de semanas rodando de lá pra cá com corretores que falavam demais, encontramos um lugar ideal para construir a nossa casinha. Aí veio a parte burocrática que eu gostaria de simplesmente esquecer: advogado, contrato, registro, transferência, parcelas, prefeitura, cartório e assinaturas.

Ter um lugar pra chamar de seu é uma sensação única que eu tive a honra de viver duas vezes. Agora com a vantagem de saber que que viverei ali perto das pessoas que mais amo no mundo. Lembro que quando entrei pela primeira vez no terreno como proprietária senti um orgulho enorme e muita (mesmo) ansiedade. Quanto tempo será que demora pra uma casa ficar pronta? Quanto trabalho demora pra eu ter dinheiro o suficiente para construir uma casa?

Aos pouquinhos, guardando aqui ali e aqui consegui juntar uma grana para pagar as primeiras parcelas da construtora. O engraçado é que quanto mais eu trabalhava mais coisas boas e oportunidades incríveis apareciam na minha caixa de trnada. Eu estava exausta, mas senti que era o destino conspirando ao meu favor e simplesmente respondi sim para cada uma das propostas de trabalho e ideias da editora.

2015 foi um ano que passou muito rápido pra mim. Provavelmente porque eu decidi não pensar muito e sim fazer. Fui lá e me arrisquei. Deu merda? Muita. Uma por dia. Estamos perto do fim? Sim, eu acho. A previsão pra casa ficar pronta é o fim do mês que vem e eu nem consigo dormir direito de tanto que quero ver tudo pronto e resolvido logo. Quero pensar na decoração, pensar em todos os conteúdos legais que farei de lá, nos momentos com a minha família nos fins de semana e principalmente na paz de ter superado mais esse obstáculo. De longe o mais difícil que já enfrentei nessa vida.

Não sei direito porque tô escrevendo esse post. Acho que é pra agradecer a força que vocês me dão todos os dias através dos comentários, mesmo quando eu só apareço pra contar que tá f-o-d-a. Queria fechar o olho e acordar no mês que vem, mas como isso não vai acontecer, acho que é melhor eu terminar esse texto e começar o próximo post. Se tem uma coisa que eu aprendi nos últimos meses é que o melhor remédio pra ansiedade é focar em outra coisa. Então lá vamos nós outra vez. ;)