você está lendo Cinco livros para quem gosta de moda

foto

Você adora todo e qualquer assunto relacionado a moda? Então prepare o coraçãozinho, porque este post vai ser só amor! Desde que comecei a escrever aqui no Depois dos Quinze, investi em alguns livros sobre o assunto para aumentar meu conhecimento sobre roupas, sua história, seus desdobramentos e tudo que tem a ver com este mundo. Confesso que, antes, apenas livros de romance, aventura e ficção ocupavam a minha estante. Agora, não posso ver um título que tenha a ver com moda que já fico cheia de curiosidade para ler! Pois é, eles são muuuito legais, mesmo! Por isso, resolvi listar os cinco melhores aqui nesse post. Quem sabe você também não se interessa por algum deles?

Pelo título, a gente imagina algo meio secreto, tipo um segredinho de editora, né? É mais ou menos por aí, mesmo! Escrito pela editora de moda da Marie Claire norte-americana, ele ensina combinação de cores e texturas, indica os filmes que marcaram época por conta do estilo e mostra tudo aquilo que um ícone de estilo sabe fazer, além de apresentar breves entrevistas pra lá de interessantes com os estilistas mais famosos do mundo. É um livro daqueles que você devora em um dia, não por conta das páginas (são 160), mas sim porque é feito numa linguagem muito gostosa de ler e cheio de boas informações. Ah! Ainda tem o plus do design: ele é bem lindinho, com ilustrações em quase todas as páginas e citações inspiradoras entre os capítulos.

Já aviso: esse não é bem um livro, não. O nome já diz, né? É um dicionário! Mas ele é muuuito bom para você aprender cada nome de tecido, pano, modelagem, tendência, estampa, peça de roupa… As páginas são muito bem divididas por letras e possuem algumas ilustrações também. Apesar de funcionar como um livro para consultas, ele é tão interessante que, confesso, já li todos os verbetes! Hahaha. Possui mais de duas mil entradas e, no final, ainda há uma seleção dos itens organizados por categorias. Por exemplo: você quer ver todos os estilos e tipos de bolsas que existem? É só ir na parte de bolsas para encontrar a lista. Prático, né? Cada palavra possui detalhes históricos, culturais e curiosidades – com contextualização das referências.

Você também tenta ficar pensando em quais são as peças de roupa que você mais gosta? Mesmo que mude de opinião, tenta encontrar um padrão para estabelecer as suas favoritas e atemporais? Este livro vai te ajudar nisso! Nina lista quais são as 100 peças atemporais que todo guarda-roupas precisa ter e manda muito bem na tarefa. É claro que você não vai ler e correr para comprar as que faltam pra você, mas com certeza vai valorizar e repensar o jeito de usar o que você já tem. Quer um exemplo de como o livro é? Na parte de calças jeans, há citações a respeito delas, fatos curiosos, os tipos de compradoras, a história do jeans década por década e dicas da escritora. São 308 páginas de puro amor!

Ainda bem que a foto não mostra o outro lado do livro, porque ele está cheio de lembretes tipo post-it! De todos da lista, acredito que este seja o meu favorito. O livro é bem grande e conta toda a história da moda, desde seu início, lááá nos primórdios, até chegar nos tempos atuais. O jeito que a história é contada é muito bacana, com vários exemplos dos tecidos com fotos, curiosidades que você nunca imaginaria, personalidades da época e outros detalhes. Ele também é recheado de fotos legais: algumas, divididas em quadros, ajudam a analisar cada elemento do estilo que aparece ali. No final, há uma cronologia rápida resumida e ele ainda faz previsões até o ano de 2020. Bacana, né?

Quando comprei este, confesso que minhas expectativas estavam super altas. Também, né? Com uma capa maravilhosa dessas, com a Audrey Hepburn num fundo de flores, não tem como ser diferente! Mas acontece que esse é um livro muito mais visual do que “para ler”, mesmo. Ele possui fotos enormes que pegam a página inteira e breves comentários no rodapé. Ou seja, o interessante é analisar as imagens (maravilhosas, diga-se de passagem!) de cada época. Não são fotos do tipo que você encontra fácil numa busca pelo Google, sabe? Então vale super a pena adquirir se você gosta mesmo do assunto. E ele é tão lindo que é uma boa, de repente, deixar como item de decoração e folhear algumas páginas por dia, despretensiosamente.

Confesso que, antes desses livros, eu não tinha noção do tanto de informações interessantes que existiam a respeito desse assunto! A moda é superlegal não só para vestir, mas também pra ser estudada. \o/ E você? Ficou interessada por algum desses títulos? Se tiver alguma dúvida, é só perguntar nos comentários! Confesso que esses são os meus favoritos, mas ainda tenho outros muito legais por aqui que também podem render uma parte dois desse post se vocês quiserem. É só falar! ;)