você está lendo As coisas mais legais da Festa Junina

festa-junina

Você também é do time que adora essa época do ano quando se iniciam as Festas Juninas? Nós também! Para quem comemora as datas de Santo Antônio, São João e São Pedro, esse tipo de festa sempre vira mais do que um elemento da cultura popular, sendo muito gostoso se reunir com os amigos ou a família ao redor de uma fogueira aconchegante e conservar algumas tradições caipiras revividas apenas nesta data. Pensando nisso, listamos 5 das coisas mais legais dos arraiás!

  • COMIDAS

Não tinha como começar de um jeito melhor.. O fator comida é um dos principais motivadores à ir em uma festa do tipo! Quitutes como pipoca, pé de moleque, paçoca, cocada, maçã do amor, canjica, arroz doce, pamonha, milho cozido, bom bocado, cajuzinho, doce de abóbora, quimdim, cachorro quente, suspiro, maria mole, pastel, pinhão, amendoim, curau, broa de milho, pão de queijo… Puxa! Só de lembrar de todos esses já fiquei com água na boca. Quantas opções gostosas, né? Outro dia mesmo a Bruna Marquezine fez um snap mostrando algumas delícias de Festa Junina que nem ela resistiu. Se até atriz famosa ama, quem somos nós para negar tanta coisa boa assim, né?! É só chegar em uma quermesse para ver a mesa recheada para não querer sair de lá nunca mais! Pode confessar: No dia seguinte rola aquela saudades de tudo que tinha por lá!

  • BRINCADEIRAS

Ok, você não é mais criança e nós sabemos disso! Mas de qualquer forma as brincadeiras continuam sendo divertidas mesmo que seja para ganhar aquele brinquedo do 1,99 e dar para o priminho ou ganhar aquele ursinho engraçado que vai ficar um tempão no armário. O correio elegante para entregar anonimamente um recado fofo para a pessoa que você está afim, a pescaria para tentar a façanha de pegar o peixe mais distante, a corrida no saco, o rabo no burro, o jogo de derrubar latas, a corrida do ovo na colher e também o pau de sebo são muuuito divertidos! Aliás, a respeito desse ultimo, quem é que já conseguiu subir em um desses, hein? A verdade é que só vi gente conseguindo nos gibis do Chico Bento!

  • CADEIA

A Cadeia da Festa Junina se for levada na brincadeira sempre acaba sendo algo que vira pauta pra boas risadas no futuro! Mas é só depois de grandes que vemos o quanto ela é algo sem muita relevância, né? Porque antes disso, só temores! Por muito tempo a cadeia foi um problema infantil muito grande na minha vida, já imaginava o próximo arraiá da escola e pensava se iriam mandar me prender… Ih! Danou-se. Aqueles quinze minutos dentro da quadra ou em um cercadinho de bambus pareciam uma eternidade! Quem também nunca mandou prender uma amiga de brinks, foi presa também e no final acabaram as duas lá, juntas?

  • DANÇAS

O casamento caipira é um dos pontos altos da festa, sempre muito legal de acompanhar e engraçado de encenar com os amigos! Depois dele, a quadrilha é aquela dança que todo mundo acaba aprendendo a dançar e depois quer ainda mais. Tudo bem que sempre dá um pouquinho de vergonha no momento da travessia à galope (todo mundo olhando e só vocês atravessando ao centro!) e aquela apreensão danada na hora de passar pela escuridão do túnel. Sim, rolava um medo de prender o pé no pé de alguém no escuro e levar um tombo! A coroação (em círculo, quando os homens coroam as mulheres e vice versa) é onde tudo pode dar errado – e geralmente dá mesmo. Mas não acaba rendendo ótimas risadas? Siiim! É muito legal!

  • DECORAÇÃO

Toda a temática é muito diferente! Podemos colocar vestidos cheios de estampas espalhafatosas e prender os cabelos em dois lacinhos, geralmente em tranças. É o momento certo de fazer várias pintinhas no rosto, caprichar no batom vermelho e no cílios de boneca! E além de você, a festa sempre também está super bonita quando você chega lá. Feito com carinho, sabe? Com várias bandeirinhas, longas fitas, flores, retalhos, chapéus de palha e objetos rústicos, é sempre tudo muito colorido e cheio de luz. Acaba despertando várias sensações e fica para sempre na nossa memória, né?

Gostou da nossa lista? Já passou por alguma situação parecida ou engraçada para contar ou acha que faltou algo muito bacana que não foi mencionado nesse post? Conta pra gente nos comentários! E se você não comemora a data seja por religião ou algum outro fator, também pode contar pra gente alguma história típica de interior que te marcou bastante, que tal?