você está lendo Elas (e eles) também são feministas

feminismo-famosos

Feminismo é uma palavra demonizada. É só você se dizer feminista numa roda de pessoas que vários já te olham com uma cara de espanto. Sem contar que precisamos ir com bastante calma nas discussões na internet, senão, te chamam de mal-amada pra pior. E é por isso que eu fico bastante aliviada de ver vários artistas se nomeando feministas – eles tiram o peso ruim que a sociedade colocou na palavra para mostrar que todos nós, sim, deveríamos ser feministas.

Em uma declaração nada legal no meio desse ano, a atriz Shailene Woodley disse que não se considerava feminista porque “amo os homens e acho que essa ideia de tirar o poder deles e dá-lo às mulheres nunca vai funcionar, porque precisamos de equilíbrio”. Nem sei por onde começar.

Mentira, sei sim: o feminismo não significa ódio aos homens. Ele está totalmente ligado à mulher e à sua liberdade, ou seja, o assunto principal aqui é a mulher e não o homem. Outra coisa: o feminismo está justamente procurando esse equilíbrio, tentando destruir valores enraizados na mente humana que foram construídos de geração em geração. Que sociedade equilibrada é essa que não trata mulheres e homens de forma igualitária?

Fora algumas celebridades que não entenderam o conceito do feminismo, temos outras que saíram lindamente a público para mostrar as suas convicções ideológicas.

elas-sao-feministas

Zooey Deschanel

“Como se toda mulher estivesse louca para ter filhos! Eu acho que não. Ninguém pergunta isso aos caras […] E você vai a um supermercado e todo tablóide diz ‘Grávida e sozinha!’, preso no ideal dos anos 1950 de como uma mulher deve viver sua vida. Isso acorda a feminista exaltada em mim.” Aos 17 anos, Zooey enviou uma carta à Vogue americana questionando o ideal de beleza padrão imposto pelas revistas. Nela, diz que a publicação deveria expandir esse ideal e não limitá-lo. Muitas mulheres tentam se encaixar num padrão que as deixa desconfortáveis e isso acaba com a sua autoestima. A carta completa (em inglês) está aqui.

Lena Dunham

“O feminismo não completou seu trabalho. Não existe uma sociedade equilibrada.” O nome de Lena está na boca de várias pessoas nas últimas semanas, principalmente por causa do lançamento do seu livro “Não Sou Uma Dessas”. Ela é uma das porta-vozes mais ativas contra o machismo e prova isso quebrando vários tabus no seriado “Girls”.

Emma Watson

“A coisa mais triste que uma mulher pode fazer é rebaixar seu potencial por um homem.” Embaixadora da ONU, Emma decidiu usar a sua voz para alertar o mundo contra as desigualdades de gênero. Em um discurso, ela mostrou que o problema da violência contra a mulher também deve ser combatido por homens. Ela os chamou para lutar conosco contra esse mal que atinge a humanidade. Por mais que haja algumas ressalvas no conteúdo do seu discurso, é muito importante que uma atriz com essa visibilidade fale sobre o assunto. Além disso, trouxe muita gente de peso a favor da causa. Dez pontos para a Grifinória!

Beyoncé

“A igualdade é um mito e, por alguma razão, todo mundo aceita o fato de algumas mulheres não ganharem tanto quanto os homens. Eu não entendo isso. Por que nós temos que ficar para trás? Sejamos francos: o dinheiro dá ao homem poder para comandar e definir valores. Eles definem o que é sexy e o que é feminino. Isso é ridículo.”

A diva da música pop usa as suas letras e apresentações para chamar o mundo para o lado feminista da força. Com Beyoncé falando tão abertamente sobre o assunto, mais garotas se sentem livres para conhecer o feminismo e se identificar dentro dele. Como esquecer do seu show no VMA citando a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie?

“Nós ensinamos às meninas que elas não são seres sexuais do mesmo jeito que os meninos são. Ensinamos às meninas a se encolherem, para se tornarem ainda menores. Dizemos às meninas: ‘vocês podem ser ambiciosas, mas não muito bem sucedidas, senão ameaçarão os homens.’ Feminista: a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos.”

eles-sao-feministas

Algumas feministas preferem não chamar homens de “feministas”, mas sim “pró-feminismo” ou “machista em desconstrução”. Outras sequer apoiam a ideia de homens no movimento. De qualquer forma, penso que com a ajuda deles conseguiremos avançar mais rápido para um mundo melhor. E é ótimo que vários artistas saiam da sua bolha para abrirem os olhos de mais homens.

Daniel Radcliffe

“A ideia de uma friend zone é uma terrível ideia masculina. Você já ouviu uma garota dizer que está numa friend zone? Isso é uma coisa que os homens deveriam tomar muito cuidado ao usar […] Eu definitivamente penso que a ideia de friend zone são homens falando ‘Essa mulher não quer fazer sexo comigo’.”

Daniel já provou algumas vezes que realmente se importa com as questões de igualdade entre sexos. Em uma entrevista, defendeu Emma Watson dizendo que a sociedade não teve problemas para sexualizar muito cedo a sua imagem quando ainda fazia Harry Potter. Mais dez pontos para Grifinória!

Ezra Miller

“De cada três mulheres no mundo, uma será vítima de violência doméstica ou de estupro ao londa da vida. Eu cresci na companhia de mulheres e acredito que todas as causas revolucionárias devem começar por abordar a questão da misoginia.”

Misoginia significa repulsa ao gênero feminino – e nós vivenciamos essa palavra mais vezes do que podemos imaginar no nosso dia a dia. É fantástico que algum ator tenha tocado nessa palavra, que é tão pouco difundida por aí. Na verdade, as pessoas a camuflam chamando de mimimi ou frescura. A violência doméstica está diretamente ligada com a misoginia, ou alguém acha que um marido bate na mulher por amor? Não mesmo.

Joseph Gordon-Lewitt

“Minha mãe me criou para ser um feminista. Ela sempre aponta para o meu irmão e para mim que a nossa cultura muitas vezes retrata as mulheres como objetos. Ela queria que meu irmão e eu estivéssemos cientes disso, porque vemos essas imagens na TV, no cinema e em revistas todo o tempo. E se você não parar e pensar sobre, isso meio que penetra em seu cérebro e se torna a maneira como você percebe a realidade.”

Joseph se declarou como aliado do feminismo no programa da Ellen DeGeneres e isso resultou num certo burburinho na web. O que ele fez? Gravou um vídeo (em inglês) para mostrar por que o feminismo é importante, que ele não é esse monstro de 7 cabeças, e ainda chamou mais gente para a discussão.

Ryan Gosling

“Você tem que questionar uma cultura cinematográfica que prega a expressão artística, mas que ainda apoiaria uma decisão que é claramente um produto de uma sociedade patriarcal dominante, na qual tenta controlar a forma como as mulheres são retratadas na tela.”

Ryan já criticou outras vezes a forma que a mulher é representada no cinema e é muito legal da parte dele trazer isso à tona. Ainda mais porque ele é um dos queridinhos da indústria cinematográfica (e das espectadoras também, né?!).

Não conseguiria falar sobre todas as pessoas maravilhosas que já falaram a favor do feminismo e ajudaram a espalhar a palavra, mas acho que assim já dá para ter uma boa noção de quem está se esforçando para um mundo melhor. Queria só frisar algo de bastante importância na questão feminista: os homens podem, sim, participar, mas as protagonistas do movimento sempre serão as mulheres, afinal, queremos que as nossas vozes sejam ouvidas. Homens são nossos aliados na luta contra o machismo, mas eles jamais saberão na pele o que é ser mulher na sociedade em que vivemos.

Se vocês não tentarem nos silenciar, serão muito bem-vindos! ;)