você está lendo Os melhores programas para edição de vídeo

video-editing

Escolher um bom programa para edição de vídeo é uma tarefa muito pessoal, afinal depende de como cada um se adapta aos diferentes softwares. No geral todos os programas de edição funcionam da mesma forma, algumas são mais simples e outros mais completos, mas o resultado final da edição depende basicamente da criatividade do editor em criar coisas legais com as ferramentas disponíveis. Fizemos uma listinha com os principais nomes especialmente para vocês:

1. Windows Movie Maker

Para quem está começando e utiliza Windows não existe melhor ferramenta do que o famoso Windows Movie Maker. Simples de utilizar e com poucos recursos o programa vai te ajudar a entender como funcionam os princípios da edição.

2. iMovie

A versão da Apple do Windows Movie Maker é o iMovie. O programa é bem simples de utilizar, tem poucos recursos porém traz opções divertidas como efeitos, transições, temas e outras coisas que o concorrente da Microsoft não possui.

3. Lightworks

Totalmente gratuito o Lightworks é um dos mais completos editores para Windows. Ele é tão completo que foi utilizado na edição do filme “O Discurso do Rei”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2010. Por ser uma ferramenta mais completa pode ser um pouco complicado de entender o funcionamento, mas nada que alguns tutoriais na internet não resolvam.

4. Adobe Premiere

Um dos softawares pagos mais famosos do mundo o editor de vídeos da Adobe possui todas as ferramentas necessárias para uma edição completa, tudo isso sem perder a interface intuitiva dos programas mais simples. Outra vantagem é a integração total com outro software incrível, o After Effects, voltado para pós produção.

5. Final Cut

Desenvolvido pela Apple o Final Cut é um programa super completo de edição. Um pouco menos amigável do que o concorrente da Adobe, ainda assim excelente para os usuários que buscam controle total sobre cada parte da edição.

6. Sony Vegas

Simples porém ainda bem completo, o Sony Vegas é uma ferramenta bem famosa. Com ele o usuário com mais conhecimentos pode fazer boas edições, basta utilizar a criatividade.