você está lendo Entre Amigas: Vivo em função do meu futuro!

Beatriz, 15 anos, São Paulo/SP – Eu não entendo qual é o meu problema, mas acho que vivo fora da realidade. Eu estou no 1º ano do ensino médio e vivo em função do meu futuro, não por pressão de ninguém, mas sim por pressão de mim mesma. Eu quero uma carreira no ramo da moda, eu me pressiono pra melhorar meus desenhos, terminar o mais rápido possível o curso de inglês para começar o curso de francês logo, procuro cursos técnicos de moda, fico horas e horas pesquisando sobre faculdades, quero começar a trabalhar ano que vem mesmo sem o apoio dos meus pais, que dizem que eu sou muito nova pra isso.

Olá, Bia. É completamente aceitável que queiramos sempre o melhor. E, indiretamente, é nessa fase do ensino médio que somos cobradas por um futuro que não temos muita noção ainda. É um tal de “o que você vai fazer depois da faculdade?”, “qual vai ser sua profissão?” que nos incomoda, claro. Mas como você disse, a pressão vem de você mesma. Então, por favor, não se cobre exageradamente. Procurar sempre o melhor é o que todas deveríamos fazer. Correr atrás dos sonhos e não se contentar com o “mais ou menos” é uma qualidade incrível. Mas tenha cuidado com a linha tênue que divide a “busca pelo melhor” da “obsessão pelo melhor”.

Eu não gosto da minha escola e tenho muita dificuldade para fazer amigos que, no meu ponto de vista, nunca me entendem – com exceção dos meus atuais, poucos e amigos maravilhosos que tenho.  Eu vejo meus amigos e conhecidos indo às festas no sábado à noite, contando histórias super engraçadas sobre o que acontece na vida deles e me sinto perdida, sinto como se meu foco estivesse somente no que eu quero fazer depois, e não no agora, e o pior é que eu não consigo mudar isso.

Bia, é importante que saiba o seguinte: O seu futuro é o reflexo do que faz agora. Mas quando o seu futuro for o seu presente, você vai querer ter algo bom para se lembrar do passado. E, dessa forma que as coisas estão encaminhando, você terá simplesmente seu trabalho árduo para contar. Isso é importante? É importantíssimo. Mas estou pedindo somente que tome um cuidado com esse seu exagero. Você mesma disse que vê seus amigos contando boas histórias, mas não tem nenhum para contar. Só você pode mudar isso, linda. Só você.

Sempre me pego pensando em como eu vou fazer pra ter tudo o que eu quero sem me perder no meio o caminho; eu quero ser independente o mais rápido possível. O maior problema é que eu sinto que estou vivendo em função disso, e meus pensamentos sempre acabam no “e se não der certo, não tenho um plano B”. Eu digo pra mim mesma: saia com as amigas, faça coisas que as pessoas da sua idade fazem, mas meus finais de semana acabam em querer aperfeiçoar o que eu preciso pro futuro e isso está se tornando doentio. Muito obrigada por me “ouvir”. Beijos.

O que eu quero te dizer de mais importante é o seguinte: Não viva em função do seu futuro. Saiba aproveitar o que vive agora (até porque o ensino médio é um momento único na vida da gente e você vai sentir muita falta dele um dia) e planeja com cautela o que vai acontecer amanhã. Siga, finalmente, os conselhos que você mesma fala. Saia, curta seus 15 anos (porque essa idade passa rápido) e se preocupe também com seu futuro, dedique-se aos seus desenhos, mas saiba encontrar um equilíbrio. Existe tempo para tudo isso. Não precisa ter pressa agora, viu? Boa sorte. Beijos. 

E você? Quer contar a sua história? Tem alguma dúvida? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade, cidade/estado. Sinta-se à vontade, porque, afinal, estamos sempre entre amigas!