você está lendo Entre amigas: Sou insegura, e agora?

Isadora, 14 anos, SC – Oi, antes de desabar queria dizer que eu sou muito fã desse blog e em minha opinião ele é o melhor. O que mais me afeta é minha falta de insegurança, eu não sei como derrubar essa minha barreira. Por causa da minha insegurança eu sou tímida e eu odeio isso. Sabe, eu queria ser aquela garota confiante, com auto-estima, que tenha um papo legal, que se olhe no espelho e diga ” me acho bonita do jeito que eu sou.”, mas na verdade, eu ligo, mesmo que eu fale “não ligo para sua opinião” sempre vai ter uma coisa me martelando e quando eu ficar sozinha, eu vou apenas chorar. Porque eu ainda sinto essa dor? E porque ela só aumenta?

Olá Isadora. Obrigada pelo carinho com o blog. Para começar, queria dizer que auto-segurança e auto-confiança são coisas que levam tempo para serem construídas. E o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que você não vai acordar um dia se olhando no espelho e dizendo o quanto você é maravilhosa. Quero dizer que você ainda vai se abalar muito pela opinião alheia, mas o que vai importar no fim das contas é que você está em trabalho com si mesmo para que isso possa mudar. Quando as coisas estiverem mudando, essa dor que sente vai parar de te corroer.

Eu acho que não sofro exatamente bullying na escola, mas quando vou tentar me enturmar, quando eu vou tentar fazer amizades diferentes é como se todos virassem as costas para mim. Claro que tenho minhas amigas e elas já bastam, mas estou cansada da minha imagem de “quietinha e sem atitude”. Eu posso até ser isso, mas por dentro eu sou extrovertida, gosto de falar, gosto de curtir, mas raramente eu deixo isso fluir. Eu só queria me divertir como eu me divirto nas minhas “cenas” que invento em minha cabeça antes de dormir, mas como eu faço isso? Como eu derrubo essa barreira? Como eu faço as pessoas perceberem que eu não sou o que elas pensam?

São situações, Isadora, que a gente tem que dar um passo de cada vez. Uma mudança de cada vez. Você disse que raramente deixa fluir esse lado, então talvez seja por isso que tenha dificuldade para mostrar para as pessoas. Descubra o real motivo desse auto-bloqueio e comece a trabalhar da base. É como o fogo que a gente não apaga pela chama, mas sim por onde começou. Me entende?É um processo de auto-conhecimento, de uma reforma interior e só você pode começar a dar o primeiro passo quando descobrir o que te faz ser tão reclusa às vezes.

Muitas vezes eu chego da escola chorando, às vezes o motivo é idiota, mas às vezes a única coisa é que tem de idiotice foi à pessoa que me fez chorar e depois, eu geralmente me culpo, me sinto fraca por não conseguir meus objetivos. Eu acho que eu me importo mais com a felicidade dos outros do que a minha, isso é um defeito ou qualidade? Meu desejo é que eu chegue à escola e as pessoas me cumprimentem, meu desejo é que eu seja tratada como eu trato todo mundo, meu desejo é que essa dor se transforme em alegria, meu desejo é que eu consiga realizar todos os meus desejos. Obrigada pela atenção, beijos.

Isadora, seja você mesma a mudança que você deseja para si. Não é fácil, mas se quer mesmo mudar, então terá que começar a tentar. Um dia, todo seu esforço será recompensado e você deixará de ser quem era para se tornar a pessoa que você tanto quer ser. Só não passe por cima da sua felicidade em prol da felicidade alheia. Seja fiel aos seus sentimentos, as suas vontades e a sua felicidade. Seja fiel a si mesma. Não mude pelos outros, mude por você. Dê um passo de cada vez, mude nas pequenas atitudes. Conheça outras coisas para que tenha novos assuntos e se enturme com as outras pessoas. Existem milhares de possibilidades de mudar e só você pode descobri-las. Beijos e boa sorte!

E você? Tem alguma dúvida ou rolo e quer escreve para gente? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, idade e cidade/estado e conte-nos sua história. Lembre-se: Estamos sempre entre amigas!