você está lendo Entre Amigas: “Sou a segunda opção!”

sou-sua-segunda-opcao

Júlia, 14 anos, Bahia – Oi. Há um tempo fiquei com um menino, já gostava muito dele e desse tempo pra cá o sentimento não parou de aumentar. Ele sempre foi muito “galinha” e eu sempre soube disso. Sempre estive muito disponível pra ele, tudo o que ele pediu a fazia, tudo o que ele falava eu aceitava. Na verdade, ele sempre me tratou como uma opção (se não encontrasse uma pessoa melhor) e eu sempre o tratei como prioridade. Já deixei de fazer várias coisas e ficar com vários garotos por causa dele, ele nunca se importou. Eu sempre corri muito atrás.

Você começou errando no momento em que aceitava tudo que ele te impunha. Como já dizem por aí: “Não trate como prioridade quem te trata como opção”. E como você mesmo disse, além de galinha, ele só te procura quando não encontra alguém melhor. Acha mesmo que esse garoto é digno da atenção de alguém? Acha mesmo que ele merece que você corra atrás?

Todo mundo sempre achou loucura eu gostar de um cara assim, tão desapegado, metido, que nunca me deu o valor que eu realmente merecia. Às vezes parece que ele se importa ou se não se importa, atua muito bem. Algumas vezes, quando ele me via ficando com alguém ou até mesmo conversando, fazia a maior cena. Me xingava e falava muitas coisas feias. Por dentro eu ficava feliz, mas mesmo assim, me perguntava com que direito ele fazia essas coisas, porque pelo que eu sabia, ele nunca quis ter nada sério.

Parece que ele quer que você esteja sempre disponível para ele, mas ele nunca quer estar disponível para você. E é óbvio que ele vai achar ruim quando te ver com outra pessoa. Parece que ele não te trata como prioridade, mas sim como propriedade. Ele não é seu, mas se acha no direito de te fazer dele. E entendo o fato de você ficar feliz, afinal ciúmes quer dizer algo, não é? Só que não esse, minha querida. É óbvio que todo esse ciúmes é simplesmente o medo de você cair na real, ver o que ele faz com você e resolver deixá-lo para trás. Você é uma “garantia”, nada mais.

Há dois meses voltamos a ficar, comecei a fazer uma linha de mais desapegada e por um tempo deu resultado. Ele me pediu desculpas por tudo o que ele já tinha feito ou falado, falou que ia começar a me tratar melhor e ia virar um príncipe. Eu acreditei e resolvi dar uma milésima chance. Estamos ficando, mas acho que ele não gosta de mim, vive me provocando, conversando com outras garotas, saindo pra festas. Não sei o que fazer, acho que já estou cansada de sofrer, me decepcionar.

A gente tem mania de dar uma chance para quem não merece nem um bom dia. Sério, Júlia. Por que insistir em um garoto assim, que te trata como plano B? É óbvio que não existirá mudança. E o que é pior, agora ele fica te provocando só para que você perceba que pode perdê-lo a qualquer momento e se manter sempre por ali. É complicado, mas que bom que percebe que já está cansando. Uma hora isso ia acontecer e que bom que está acontecendo agora. Esse menino não vale à pena.

Não sei o que fazer, acho que já tentei de tudo, ficar com outros caras, só não contei pra ele o que eu sentia de verdade porque toda vez que eu cobro alguma coisa dele, ele se afasta, me chama de imatura. Ele gosta de ficar solto, livre pra poder ficar com quem quiser, mas eu não posso fazer isso que ele fica reclamando.

E isso não é nem de longe maturidade. Se ele se acha no direito de fazer isso, é justo que você tenha esse direito também. Se ele quer ficar solto, então que pare de te enrolar e te deixe viver. Não é bom que você aceite isso, porque hoje pode ser assim, mas amanhã pode ser muito pior.

Quando alguém pergunta se a gente ficou, ou se a gente está namorando ele mente, fala que não, que não temos nada haver, e que somos apenas amigos. Acho que não estou sabendo lidar com a situação. Ele não gosta que eu converse nem com as minhas amigas sobre ele. Quando estamos juntos é ótimo, ele me trata bem e finge que gosta de mim, mas quando não estamos, ele não me liga, não fala comigo nem nada. Não sei o que fazer, espero que você me ajude! Mil beijos.

O que fazer? Afaste-se desse garoto. Ele não merece carinho de ninguém. Se ele quer curtir, então deixe-o. Seja firme nas suas decisões e se imponha também. E sabe o que é mais triste, mas é a realidade? Ele ainda tenta te esconder do mundo, porque simplesmente não quer espantar as outras na vida dele. É simplesmente isso que acontece. Ele te trata como um “plano B” e uma vez nessa condição é quase impossível sair dela. Ele sempre vai te ver como alguém que cura sua carência, alguém que estará ali quando mais ninguém restar. E você não deveria aceitar isso, Júlia. Pensa bem e veja o que está fazendo. Esse cara não merece seu respeito. Beijos e cuidado, viu?!

E você? Tem alguma dúvida ou rolo e quer escreve para gente? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, idade e cidade/estado e conte-nos sua história. Lembre-se: Estamos sempre entre amigas!