você está lendo Entre amigas: “Minha amiga copia tudo o que faço!”

amigas-que-copiam

Júlia, 15 anos, Rio de Janeiro/RJ – Olá meninas, preciso desabafar com vocês. Faz um tempo que minha amiga mais próxima vem copiando meus looks descaradamente. Não sei se é por preguiça, se ela não tem estilo próprio, se é admiração ou se é só pra me irritar (e se for, já conseguiu). Tenho convivido com isso já faz um ano. Todas as vezes que saímos juntas noto que ela me repara de cima abaixo e aí já penso: “Ah pronto, o que será que ela vai imitar dessa vez?”.

Oi Júlia, tudo bem? É muito complicado quando a gente nota esse tipo de coisa com a nossa própria amiga. Penso que talvez seja só admiração demais, sabe? É como quando a gente gosta muito do estilo de uma cantora e resolve copiar um pouco do estilo dela. Sei que no caso da sua amiga tem passado dos limites e está muito exagerado, mas talvez seja só essa admiração em excesso, entende?

Reparei que ela também compra as coisas que eu comento com ela que achei bonito (tipo um bichinho de pelúcia que gostei e na semana seguinte fui a casa dela e lá estava o bichinho em cima da sua cama). Ela nunca me diz que leu os livros que eu não gosto (justamente porque eu não gosto), o que às vezes me leva a crer que ela tenha medo de me desapontar ou talvez medo da minha crítica.

Talvez ela pense que você acha legal ter alguém que queria ter os mesmos gostos que você, usar as mesmas coisas. No fundo, pode ser um pouco de inveja, o que a faz querer “sair na frente” e garantir certas coisas antes de você. E se for mesmo inveja, isso vai ficar cada vez mais claro com o tempo e então, a decisão de se afastar ou não será somente sua.

Mas se tudo isso é admiração… Por que ela não tem vergonha de me imitar descaradamente a ponto de até meus pais perceberem? Às vezes essa obsessão chega ser constrangedora. Já tiveram vezes em que fomos com a mesma roupa para uma festa. Até a decoração do meu quarto ela está tentando copiar agora! Ajudem-me, por favor!

Júlia, você já tentou conversar com ela? Chame-a para conversar sério e exponha seu ponto de vista. Diga o que não gosta e seja bem sincera acima de tudo. Ou então seja sutil e dê umas dicas, ajude-a encontrar um estilo próprio e mostre a ela que você tem orgulho de tê-la como amiga, mas que não é necessário ela se tornar uma “cópia” sua. Afinal é justo que você seja uma referência para ela, mas existem milhares por aí e você pode ajudá-la a descobrir. E se quer mesmo salvar a amizade de vocês, não custa tentar. Boa sorte e beijos!

Está enfrentando algum conflito? Quer dividir seus rolos e suas dúvidas? Envie um e-mail para contato@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade e cidade/estado. Afinal, estamos sempre entre amigas!