você está lendo Entre Amigas: Curso técnico ou faculdade?

faculdade ou curso técnico

Giselle, 17 anos, São Paulo/SP – Em primeiro lugar, quero agradecer essa oportunidade que o blog dá, fazendo possível o nosso desabafo com uma amiga.

Ei Giselle, que bom que resolveu escrever para a gente e que gosta da tag! Espero conseguir te ajudar.

E vamos lá. Meu mais novo “problema” (e acredito que o problema de muitos adolescentes que, assim como eu, estão saindo do ensino médio) é o que fazer depois da escola: curso técnico ou encarar um curso superior? O curso técnico, pelo que eu tenho lido, é o curso mais rápido para que você consiga ingressar no mercado de trabalho (eu já sou aprendiz e gostaria de ser efetivada). Já o superior, é um curso mais extenso e que tem muito mais matéria, ou seja, até concluir leva tempo. Porém, é mais valorizado que o técnico. O “X” da questão é que eu estava com a idéia muito fixa em fazer um técnico de dois anos em contabilidade/administração, assim eu poderia ser efetivada. Em seguida, iniciar a faculdade e aí sim me fixar no trabalho.

Isso é verdade. A iniciação no mercado de trabalho com um curso técnico pode ser bem mais rápida do que a com um curso superior e pelo o que parece um curso técnico te firmaria muito mais nessa empresa que está. De fato a graduação é mais valorizada, mas você já analisou como isso acontece aí dentro da empresa que você trabalha? O técnico te firmaria mais e poderia te efetivar, claro. Mas será que a graduação também não te daria essa “firmeza” num grau muito melhor onde tudo que você teria que fazer é esperar que esses quatro anos de ensino superior se cumpram?

Só que meus pais querem muito que eu inicie a faculdade, pois dizem que se eu fizer um técnico, daqui quatro anos eu ainda vou estar no segundo ano da faculdade, em vez de eu já ter concluído e que a faculdade é mais valorizada e tal. Eles disseram que a decisão é minha, mas que é o conselho deles e, sinceramente, eu concordo. Só que não me sinto preparada pra entrar numa faculdade, encaro a tal como uma coisa muito grande, que exige muito do tempo e mentalidade mais madura, mais focada, o que eu acredito ainda não ter hoje. O que eu faço?

Seus pais estão certos e a decisão deve ser completamente sua. Uma vez me disseram que a gente tem a vida inteira para fazer a faculdade e que não deveríamos cair nessa pressão de que precisamos sair do ensino médio e logo ir para o ensino superior. Quem dita esse tempo é nós mesmas. Se pensa que ainda não tem maturidade para a faculdade, então a deixe para depois e foque no que quer agora, que é efetivar com o curso técnico. Mas pense também nos prós e nos contras. Vale mesmo à pena esperar mais tempo para ir à faculdade? Será que se você não esperar dois anos a mais você não pode ser igualmente valorizada, mas dessa vez com a graduação concluída?

Giselle, não há problema nenhum em começar a faculdade com 20 ou 21 anos. Tudo vai da sua cabeça, do tempo que só você pode decidir. Converse com alguém de cargo superior na sua empresa, pegue opiniões das pessoas mais experientes, converse muito com seus pais e tente se decidir. Você ainda tem tempo! Um beijo e boa sorte.

E você? Tem alguma dúvida ou rolo e quer escreve para gente? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, idade e cidade/estado e conte-nos sua história. Lembre-se: Estamos sempre entre amigas!