você está lendo Entre Amigas: Não consigo conversar com minha mãe!

briga-em-casa

Rachel, 20 anos, São Paulo/SP – Oi! Conheci o blog esse ano e confesso que adorei a coluna. Não só a coluna, mas amei o blog todo. Eu estava precisando desabafar e também de algumas opiniões, já que eu não tenho uma “melhor amiga” para contar esse tipo de problema e em casa está fora de cogitação conversar com os meus pais.

Oi Rachel, tudo bem? Que bom que gosto do blog e que resolveu desabafar com a gente! Espero poder te ajudar.

Acontece que eu sempre fui muito tímida, acho que por conta do bullying que sofri quando era mais nova, não consigo fazer amizades e me acho horrível (apesar das pessoas dizerem que sou bonita, não concordo com elas e ponto final), e apesar da minha idade, eu nunca namorei! Acho que todo mundo que começo a gostar é demais pra mim e deixo pra lá pra não sofrer.

Sei como o passado afeta a gente, mas uma vez me disseram que a gente sempre tem a oportunidade de construir um futuro diferente todo dia e que só cabe a nós mesmo decidir se vale à pena ou não deixar que algo triste afete nosso futuro. Talvez esse bloqueio para fazer amizades possa ser fruto disso, do medo de se decepcionar com as pessoas. Mas acontece que se você continuar se achando horrível, como você mesmo disse, e continuar achando que todo mundo é demais para você, vai ser isso que vai acontecer mesmo!As pessoas vão ser demais para merecem uma oportunidade e você ficará sofrendo. É muito clichê, mas a gente tem que se gostar para que as pessoas gostem da gente também. E se essa iniciativa não parte de você mesma, será quase que impossível que ela parta de outra pessoa.

Enfim, o problema central é que não consigo conversar com NINGUÉM sobre isso, pois não tenho uma melhor amiga e a minha mãe acaba espalhando as conversas que tenho com ela com a família toda. Uma vez, quando eu tinha uns 12 anos, tinha um carinha que queria ficar comigo e, como ela era a minha melhor amiga, fui contar pra ela. Ela contou para o meu pai e o meu pai foi tirar satisfação com o cara. Desde esse dia eu não converso mais com ela, mas isso está me deixando muito mal! E ela está ficando doente, está tomando antidepressivo e isso a deixa mais vulnerável ainda! Todos os problemas que ela tem comigo, com o meu pai ou meu irmão ela sai contando para todo mundo. E se a gente fala com ela, ela briga, chora e conta para os outros o que a gente falou pra ela.

Mais do que nunca, acho que ela precisa de apoio agora. Antes de pensar no que ela tem feito que esteja te chateando, pense no que está acontecendo para ela ter ficado assim. É um momento delicado e penso que seu apoio de filha é muito mais que essencial, é necessário. Apesar de tudo que ela fez que acabou te chateando, você pareceu ter uma ligação bem sincera com ela e mais do que nunca ela precisa ter certeza disso.

Eu não sei mais o que fazer. Estou cheia de problemas e não tenho com quem conversar, a única que tem disponível é a minha mãe, mas eu tenho medo de conversar com ela, pois eu sei que ela vai sair espalhando para o restante da família. Como vocês acham que eu posso resolver esse impasse com ela? Muito obrigada pela oportunidade. Adoro o blog e sucesso, meninas.

Rachel, sei que é muito ruim estarmos cheias de problemas e não ter com quem desabafar, mas você está passando por um momento delicado em casa e sei que sua mãe também precisa ser ouvida em uma hora dessas. Vá com calma, tente ir falando aos poucos. Conte seus problemas sem assustá-la e mostre que está ali para escutar os delas também. Confiança se constrói com uma ajuda mútua e ela precisa entender que também pode confiar (e muito) em você! Assim, quem sabe ela não parar de contar para outras pessoas os seus problemas? É complicado, mas é preciso ir tentando aos poucos. Com o tempo, você consegue. Espero ter ajudado e obrigada pelo carinho! Um beijo para você e boa sorte.

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. E lembrem-se: estamos sempre Entre Amigas!