você está lendo Entre amigas: Não consigo cultivar amizades

Sofia, 18 anos, ES – Olá! Bem, resolvi escrever pra tag entre amigas porque adoro o blog e os colaboradores.

Ei, Sofia. Que bom que resolveu escrever para gente. Obrigada pelo carinho.

Minha história não é sobre algum rolo, mas sobre mim mesma. Eu e meu grande problema de amizade. Sempre que eu vejo filmes de melhores amigas ou algum grupo de meninas no shopping me dá uma tristeza danada. Digamos que eu não consigo ter uma amizade daquelas que eu possa contar em todos os momentos, entende? Eu tenho várias colegas, gosto muito delas, mas elas são apenas colegas.

Que tal começar a dar chances a essas suas colegas? Se sente que não têm amigas, então comece criando uma amizade. Ligue para elas, tomem um sorvete. Amizade de verdade começa aos poucos e você só saberá se vai dar certo se você tentar. Crie a oportunidade para que as amizades cresçam.

Minha única amiga de verdade é a minha mãe, e eu já tentei falar sobre esse problema com ela, mas ela não entende. Não é questão de timidez, não sou uma pessoa tímida. Eu não sei que bloqueio é esse que não me deixa aproximar das pessoas.

Você já parou para pensar o que pode ocasionar esse “bloqueio” em você? É normal sentir essa dificuldade de se relacionar, mas tente encontrar um por que disso. Tudo pode ser fruto da dificuldade de confiar em alguém, do medo de se decepcionar, de se enganar. Tente explicar esse lado para sua mãe, explicar a dificuldade. Mostre outro ponto de vista, de outro jeito. Ela pode entender.

Meu namorado faz o papel de melhor amigo e companheiro 90% do tempo, mas tem coisas que só uma amiga entenderia. Por exemplo, eu não posso o chamar pra ir comprar o presente do dia dos namorados e eu acabo tendo que ir sozinha. Eu sinto de falta de poder ligar pra alguém e marcar um passeio no shopping, ou poder fazer uma sessão de fotos num domingo qualquer, com direito a maquiagem e tudo mais. Sempre que eu penso nesse assunto eu fico mal e acabo chorando, é terrível. Enfim, não sei se alguém pode me ajudar, mas desabafar aqui já ajudou bastante. Beijos!

Certas coisas realmente só uma amiga entende, mas Sofia, não precisa se sentir mal por isso. Tente deixar as pessoas se aproximarem ou então dê essa chance para elas. Como eu já disse, tente se aproximar dessas suas colegas e chame-as para sair. Deixe as coisas acontecerem, mas tente também criar uma amizade. Só assim você saberá por que não consegue se aproximar das pessoas e começará a trabalhar em cima disso. Espero ter ajudado. Beijos e boa sorte!

Observação: Estou adorando receber e-mails de vocês, mas gostaria de pedir que tomassem mais cuidado com o tamanho do texto.  Lembre-se que quanto menos palavras usarem ou mais direta vocês forem, mais eu consigo responder e ajudar vocês o mais rápido possível. E nós queremos saber de onde vocês são também! Coloquem sempre nome, idade e a cidade e/ou o estado que moram. E continuem mandando mais e mais e-mails, afinal estamos sempre Entre Amigas.